NotíciasSaúde e Bem Estar

8 dicas para desenvelhecer antes de chegar à terceira idade

Por 6 de junho de 2018 2 Comentários


Naturopata afirma que a preparação deve acontecer a partir dos trinta anos

Para chegar à terceira idade com saúde e disposição, a sugestão é a de já pensar nela aos trinta anos. “Para ter qualidade de vida após os 60 anos precisamos nos preparar com antecedência quando estamos no auge do nosso vigor, já que a proposta é a de manter a vitalidade e a saúde física e mental no nível mais alto possível durante toda essa fase”, afirma Daniel Alan Costa, naturopata especialista em bases de Medicina Integrativas do Hospital Albert Einstein.

Então se você é jovem, siga as dicas do especialista para ter uma velhice com qualidade, adotando um estilo de vida natural que pode preservar e muito a saúde.

1-) Pratique exercícios físicos todos os dias. Você conhece as práticas corpóreas orientais? Tai Chi Chuan, Yoga, Qi Gong, Lian Gong entre outras são excelentes para o corpo e para a mente. O governo chinês tem um programa nacional destas práticas e com isto reduziu drasticamente os gastos com saúde. Outra opção é a musculação, sempre com a orientação de um profissional capacitado. Depois dos 30 anos a perda de massa muscular se intensifica, chegando a 40%.

2-) Não fume e evite a ingestão de carne, pois ambos liberam substâncias produtoras de envelhecimento precoce.

3-) Durma cedo e bem, pois o hormônio do crescimento atinge seu pico de produção antes da meia-noite.

4-) Dê preferência aos alimentos que contêm antioxidantes naturais que previnem doenças, rugas e flacidez, como os carboidratos integrais, frutas e verduras.

5-) Revitalize suas células sempre que possível: tome sol diariamente nas primeiras horas da manhã, ande descalço sobre a grama molhada de orvalho, vá a praia andar na areia e na beira do mar sempre que possível, banhe-se nas águas de uma cachoeira, caminhe em um parque arborizado e respire profundamente, abuse do repouso para restabelecer as células, pois elas amam um repouso restaurador, valorize a amizade, o sorriso, o abraço, a gratidão, a alegria, pois tudo isso produz endorfina, hormônio capaz de reenergizar as células de defesa.

6-) Mantenha a curiosidade intelectual aprendendo uma nova atividade para conservar a mente lúcida e alerta. Viaje, estude um novo idioma, faça algo que nunca fez, abuse das palavras cruzadas pois assim a mente permanece jovem e o cérebro bem irrigado.

7-) Aprenda a meditar. A meditação, comprovada cientificamente, diminui a ansiedade, aumenta a estabilidade emocional, a criatividade, a alegria, desenvolve a intuição, diminui a pressão arterial, diminui qualquer tensão relacionada com a dor, como dores de cabeça, musculares, articulares, aumenta a produção de serotonina, melhorando o humor e o comportamento e melhora o sistema imunológico.

😎 Pratique o voluntariado. Já foi comprovado, por meio de uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, que quem faz trabalho voluntário é mais feliz e apresenta uma carga de stress muito menor em relação a quem não é adepto a prática. Além disso, foi comprovado que as pessoas que se dedicam ao voluntariado vivem em média quatro anos a mais. Isso porque ocorre a liberação de endorfinas que provocam em todo o corpo a sensação de prazer.


Sobre o especialista

Daniel Alan Costa é especialista em Bases de Medicina Integrativa do Albert Einstein, Naturopata, Acupunturista membro da WFCMS (World Federation Chinese Medicine Societies), coordenador do curso de pós-graduação em Naturopatia da UNIP e coordenador geral dos cursos do Sol Instituto Terapêutico/ INESP.


Qual a sua opinião sobre essas dicas? Acreditamos que não se limitam apenas aos jovens, por isso queremos ouvir vocês, nossos Divertinautas! Comentem! 

 


Endereço da imagem destacada: http://3.bp.blogspot.com/-6v_9eyRnAAA/T71rv7ntBgI/AAAAAAAAAFE/5bdctIpefts/s1600/envelhecer_paradoxo.jpg

 

2 Comentários

  • Anamaria disse:

    Acredito sim nessas dicas tão verdadeiras.
    Mas é preciso legítima-las com o cultivo da alegria interna. Assim poderemos comater o desânimo que pode impedir qualquer iniciativa do cuidado consigo mesma (o).
    Ouvi de uma profissional que trabalha com medicina chinesa que..” na maioria das vezes quando p corpo adoece, pode estar faltando alegria para seguir a vida.

    • Divertidosos disse:

      Cara ANAMARIA, não tenho a menor duvida, que a chave da vida, É A ALEGRIA. Divertidosos foi criado por ter, junto com meu PAI, eu com 65 anos, e ele com m 92,se recuperando de um AVC, tido diariamente alegria.e felicidade de viver a vida. Com saudades E só lembranças boas. Nosso dia a dia, era recheado de piadas e histórias engraçadas de nossa família. assim ele foi até os 95 e eu estou com 78, e tenho o legado de ALEGRIA E FELICIDADE.OBRIGADO, Guilherme.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.