Caminhada em prol da memória marca Dia Mundial da Conscientização do Alzheimer em São Paulo

Atividade acontece no parque Villa Lobos e traz tenda com exames, massagens, palestras e atividades abertas ao público

Será dia 23 de setembro – Sábado

No dia 23 de setembro, sábado, acontece a segunda edição da Memory Walk, caminhada em prol da conscientização do Alzheimer, que tem como objetivo chamar atenção para a detecção e prevenção da doença.

No dia 21 de setembro, é celebrado o Dia Mundial da Conscientização do Alzheimer. Além da caminhada no parque Villa Lobos, a atividade contará com uma tenda da rede Drogasil que disponibilizará exames, massagens e acupuntura, além de palestras com especialistas no tema, tudo de graça.

Promovida pela Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz) e Agência Veteranos, a caminhada tem início às 8h30 com um trajeto de 1,4 km dentro do próprio parque. Haverá banda na recepção e artistas circenses que acompanharão o circuito. Na tenda, serão disponibilizados exames para aferição de pressão arterial, cálculo de IMC (índice de massa corpórea) e teste de postura, além de área com shiatsu facial, massagem com técnica de bambuterapia, reflexologia das mãos, auriculoterapia e meditação raja yoga.

A programação também conta com conversas, atividades e mini palestras para esclarecimento de dúvidas sobre prevenção, genética e riscos da doença com profissionais da ABRAz. O roteiro inclui ainda jogos de memória, dança e musicoterapia – que colaboram na melhora cognitiva em expressões físicas, emocionais, mentais e sociais.

Kiko Cesar, empresário que trouxe o evento ao país, explica que um estudo realizado pela Universidade de Pittsburgh, nos EUA, concluiu que caminhar cerca de 8 km por semana pode proteger, por até 10 anos, o cérebro de pessoas com propensão ao Alzheimer ou transtornos cognitivos em grau leve. “Queremos chamar a atenção para a causa durante o mês mundial da conscientização do Alzheimer e falar sobre a importância da conscientização sobre a doença por meio de informações relevantes”, afirma.

Também serão comercializadas no site do Memory Walk (www.memorywalkbrasil.com.br) camisetas temáticas do projeto por R$45,00. O valor arrecadado será destinado à ABRAz e contribuirá para os projetos da associação.

O Memory Walk Brasil conta com o patrocínio do grupo Ache, Rede de farmácias Drogasil, entre outros apoiadores.

Confira abaixo a programação completa:

– 09:30 – 10:30: Caminhada de 1,4km

– Tenda: Memória e Alzheimer: união entre profissionais, familiares e cuidadores.

Moderador: Rodrigo Rizek Schultz (neurologista)

– 10:30 – 11:00: Profissionais, familiares e cuidadores: princípios e significado desta união.

Apresentação: Paulo Henrique Ferreira Bertolucci (neurologista); Ceres Eloah de Lucena Ferretti (enfermeira); Vera Lúcia Duarte Vieira (psicóloga); Lucia Bertolucci (psicóloga); Luciane Teixeira Soares (fonoaudióloga – deglutição)

– 11:00 – 12:30: Doença de Alzheimer: discutindo soluções frente às dificuldades com base em depoimentos e experiências de familiares. Abordagem médica e de uma equipe multidisciplinar.

Apresentação: Ivan Hideyo Okamoto (neurologista); Maísa Kairalla (geriatra); Marina Dauar (neurologista); Ana Luisa Rosas Sarmento (neurologista); Cléo Monteiro França Correia (musicoterapeuta); Sandra Langer (jogos computadorizados); José Roberto Wajman (psicólogo).

Serviço:

Memory Walk – Caminhada em prol da memória e conscientização do Alzheimer

Local: Parque Villa Lobos – Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001 – Alto de Pinheiros, São Paulo

Horário: Das 8h30 às 13h30


Nossas matérias sobre Alzheimer

Divertidosos vem publicando matérias sobre Alzheimer, nos links abaixo você pode encontrar vídeos e matérias sobre esse mal que tem idosos e idosas como seu público-alvo, mas que pode ser prevenido com exercícios físicos e cerebrais, e alimentação saudável. CUIDE-SE! #divertidosos

Saiba mais sobre Alzheimer


 

Relembrando o Chá com Saúde


Exercícios para o cérebro e alimentação saudável reduzem o risco do Alzheimer


Conheça mais sobre o Alzheimer