O que faz um Podólogo?

O profissional da saúde que atua com os pés realiza tratamentos que evitam e minimizam os impactos causados com os problemas de saúde e envelhecimento.

Muitas vezes esquecido dentro de sapatos inadequados e aguentando a pressão que o peso do corpo exerce sobre eles, os pés são esquecidos e negligenciados pela maioria das pessoas. Algumas fases, como a gestação, para as mulheres, e a terceira idade, para ambos os sexos, são alarmes que podem soar avisando que é hora de parar e olhar para eles, cuidando para evitar problemas mais sérios. O podólogo, profissional especializado nos cuidados de prevenção e tratamento, é o responsável por toda a assistência, que inclui o corte técnico das unhas, assepsia, unhas encravadas, remoção dos calos e calosidades, infecções e afecções, hidratação e massagem.

Tratamentos

Os tratamentos variam com as demandas e necessidades de cada paciente, como os atletas e bailarinas, que sofrem com o maior desgaste por conta dos impactos da prática esportiva ou das lesões musculares. Bolhas, calos e calosidades são frequentes e o podólogo atua prevenindo ou tratando, fazendo a indicação do uso correto de palmilhas. Vale lembrar que o corte adequado das unhas é fundamental para prevenir complicações após os treinos e jogos.

Quem também vive uma fase mais delicada e precisa de cuidados especiais são as gestantes. A retenção de líquidos, muito comum na gravidez, provoca inchaço nos pés que, por sua vez, pode dificultar a precisão do corte correto e, ferindo a pele, tornar uma porta de entrada para fungos e bactérias. O sistema circulatório nesse período também é um fator de complicação e o profissional vem minimizar os efeitos, com massagens e tratamentos adequados para a mamãe caminhar com mais facilidade.

Outra condição que merece atenção especial são pessoas que sofrem com diabetes, por exemplo. Pequenos traumas causados por lesões com objetos perfurantes, seja ao andar descalço ou o uso inadequado de sapatos, podem levar a consequências muito mais graves para a saúde, como uma úlcera. A úlcera, por sua vez, também serve de porta de entrada para fungos e bactérias, que, nesse caso, é um agravante bastante significativo para essas pessoas.

Por fim, mas não menos importante, o processo de envelhecimento fisiológico faz os pés se tornarem mais finos, aumentando a possibilidade de rachaduras e agravamento dos traumas causados por longos períodos de uso inadequado de sapatos fechados e inflamações, além das complicações causadas por doenças sistêmicas, como pressão alta, por exemplo. O podólogo, nesses casos, atua com tratamentos que amenizam as limitações naturais da idade, realizando o corte preciso das unhas, que ficam mais grossas, e hidratando a pele, que agora é mais fina e ressecada, sujeita à formação de calos, fissuras, joanetes e micoses.


Sobre a Doctor Feet

Em Santos você pode agendar seu tratamento nos seguintes endereços:

Doctor Feet Miramar Shopping – Av. Mal. Floriano Peixoto, 44 – Loja 118 – Gonzaga, Santos – SP, 11060-302 – ligue para (13) 3286-1779

Doctor Feet Praiamar Shopping – R. Alexandre Martins, 80 – Loja 138 – Aparecida, Santos – SP, 11025-201 – ligue para (13) 3227-6100

Pioneira no segmento, a Doctor Feet é a mais ampla rede de serviços de cuidados e saúde para os pés e venda de produtos médicos e ortopédicos. Comemorando 20 anos de mercado, a marca conta com mais de 80 unidades, em 14 estados brasileiros. Mais informações: www.doctorfeet.com.br


Endereços das imagens:
http://doctorfeet.com.br/tratamento-pes/imagens-yaslip/informacoes/especialista-tratamento-pes-01.jpg
https://yt3.ggpht.com/a-/ACSszfH7wzn9lY30IMoCO-SrwECg-JGEPbQA5KfIkQ=s900-mo-c-c0xffffffff-rj-k-no