Foto de Rogério Soares

Foto de Rogério Soares


Inclusão Digital para Idosos(as) nº 2 – Celular e Apps

 

A evolução do celular

Uma história que começou efetivamente com a primeira chamada feita por um celular (da Motorola) há aproximadamente 43 anos. Uma evolução incrível, tanto em tamanho, quanto em funcionalidades, cores… Neste post, para ilustrar essa evolução, estamos reproduzindo um vídeo encontrado no Youtube. Acompanhe essa fantástica evolução!


The Evolution of Mobile – Vodafone


E por quê estamos falando de celulares?

Porque vamos abordar os aplicativos, ou APPS,  para dar uma introdução à utilização destes programas, nesta nossa parceria com o aplicativo para celular Dr. Cuco. Vamos reproduzir abaixo partes de textos encontrados na internet, para explicar o que é um aplicativo. Os links com o conteúdo completo estão logo no final deste post. #inclusãodigitalparaidososeidosas #drcuco #divertidosos #parceria #apps


O que é um APPS?

“Apps” é a abreviação da palavra “applications”, ou aplicativos. No contexto dos smartphones(telefones celulares com acesso à internet e muitas funcionalidades), ”apps” são os programas que você pode instalar em seu celular, ou seja, a tela que mostra a previsão do tempo, o joguinho ou aquela câmera cheia de efeitos, entre outros.

Estes “apps” podem ser baixados no seu smartphone por meio das lojas de aplicativos, também conhecidas como “App Stores”. … “Hoje, as duas principais lojas são a AppStore, da Apple, e a Google Play, do Android.” – de acordo com o blog future.com.br – link completo abaixo


“Mas afinal o que é um app?” por Daniela Capistrano

Encontramos esse texto também na internet e resolvemos replicá-lo porque achamos a abordagem bem didática. O link do texto completo está no final deste post.

“Você ja deve ter visto aquelas pessoas que não tiram os olhos e os dedinhos da tela de um celular. Se você conhece esta cena, pode ter certeza, esta pessoa é apaixonada por eles, os Apps. Os Apps são aqueles quadradinhos que estão espalhados no celular de cada vez mais pessoas, e que, com um único toque te conecta com um universo inteiro de possibilidades.

Consegue explicar melhor?

Tente imaginar um canivete suíço, daqueles bem grandes mesmo, e com um monte de ferramentas dentro. Tem a faca, a tesoura, o serrote, a chave de fenda, a lixa, o abridor de lata, o sacador de rolha, tem até umas que a gente nem sabe direito para que serve, mas que devem ser úteis para alguma coisa.

Agora vá lá e pegue seu celular na mão… Este é o seu canivete-suiço!
Ligue o celular. Cada quadradinho que você vê aí na tela é um App!
Os apps são ferramentas que você pode carregar dentro do seu celular. E exatamente como no canivete, tem ferramenta que você usa mais, outras que usa menos, e tem aquelas também que você nem sabe direito para que precisa.

Tem algum exemplo?

O App mais comum nos celulares é a Calculadora, se você tem um celular, é quase certeza que ele terá um app de Calculadora.

Para que serve um App?

Um App pode ser útil de diversas maneiras, pode te ajudar a resolver problemas simples do seu cotidiano como fazer uma conta, podem servir como fonte de pesquisa, pode ajudar você a saber mais sobre o seu artista preferido, pode te ajudar a encontrar um lugar que você está procurando, pode te colocar em contato direto com pessoas ou com as lojas e serviços que você mais utiliza. São infinitas possibilidades.”…


 Sistema operacional ANDROID

Vamos nos ater ao sistema operacional Android, por ele ser geralmente mais conhecido e utilizado por nosso público, a turma da “Última Infância”. Vejam a seguir o infográfico criado pelo nosso parceiro Dr. Cuco, sobre como baixar um aplicativo no sistema operacional Android.


googleplay


Os textos completos podem ser conferidos nos links abaixo:

http://blog.futurecom.com.br/o-que-sao-apps-e-para-que-eles-servem/ e http://fabricadeaplicativos.com.br/fabrica/mas-afinal-o-que-e-um-app/