Os idosos e idosas representam hoje 14% da população brasileira. Mas esse número vai dobrar até 2050. 

A população idosa no Brasil é a que mais está crescendo, e estima-se que seremos cerca de 66,5 milhões de pessoas em 2050, ou seja, 30% da população.

Muitas dessas pessoas, com uma expectativa de vida que só aumenta, sentem a necessidade de “sair da solidão”. Filhos morando longe, netos que só visitam os avós de vez em quando, o trabalho que cessou pela aposentadoria… tudo isso vai criando uma necessidade urgente de aprendizado da tecnologia. Seja o acesso à internet, ao smartphone ou a redes sociais, a utilização da tecnologia para essa turma é prioridade número 1. 

E não há restrição de idade para aprender. Pessoas acima dos 70, dos 80, ou até dos 90 anos tem vontade de conhecer o mundo no conforto de sua poltrona, ou de se conectar a amigos da adolescência, por exemplo, para reviver os “velhos tempos”. 

Benefícios

Os benefícios da inclusão digital para a saúde mental de idosos e idosas são relevantes. Através do uso da tecnologia, desenvolvem a coordenação motora, aumentam significativamente as conexões cerebrais, literalmente exercitam o cérebro. Já conhecemos a célebre frase “Mens sana in corpore sano”, ou seja, Mente sã em corpo são. Saúde completa!

E como aprender a usar a Tecnologia?

Há várias formas. Existem universidades que tem o curso de especialização denominado “Universidade da Terceira Idade”, onde ministram aulas de variados temas, incluindo Informática.

Aqui em Santos, na Costa da Mata Atlântica, temos a Unisantos, a Unifesp e a FATEC Rubens Lara que tem o Projeto Nova Era Melhor Idade, que faz um lindo trabalho de inclusão digital. Há outras opções, como o Vovônauta, a Fundação Settaport… Em São Paulo, a USP, em Campinas, a UNICAMP. Contribuem de forma efetiva para o desenvolvimento de habilidades tecnológicas e nós, do Divertidosos, aplaudimos essas iniciativas de inclusão digital.

Vídeos com microaulas – fizemos a nossa parte!

O Divertidoso Guilherme Gargantini, que está com 78 anos de idade,  resolveu dar um incentivo aos idosos e idosas no sentido de aprender a utilizar a tecnologia através de microaulas no nosso site. Acreditamos que o fato de ter essas microaulas disponíveis no nosso canal do Youtube e no site, facilita muito o acesso, uma vez que você pode assistir no horário que quiser, e sem precisar se deslocar…Aprenda de acordo com sua disponibilidade!

Vamos replicar abaixo as publicações que já fizemos, abordando temas como: Aprenda a Navegar na Internet, Utilizar o Whatsapp e o Facebook. Basta clicar em cada um dos links e assistir aos vídeos. Queremos saber sua opinião a respeito desses vídeos. Comentem, é muito importante conhecer suas necessidades digitais para, quem sabe, conseguir atendê-las? 

Vamos acrescentar também alguns vídeos de pessoas idosas conectando-se pelo mundo, ensinando receitas, dançando, divulgando suas experiências, através de canais digitais, ou aprendendo a usar smartphones por iniciativas de operadoras de telefonia celular. Também acrescentaremos um vídeo de uma empresa de pagamentos online que ensinou idosos a fazerem compras seguras pela internet… E um vídeo do programa Sou 60, que mostra um senhor de 93 anos que fica pelo menos 6 horas por dia no computador…

A Inclusão Digital para a Terceira Idade, ou “Última Infância”, como preferimos chamá-la, chegou para ficar. O que você está esperando? Conecte-se!!!! #inclusãodigital #terceiraidade #idosos #tecnologia #empreendedoras013 #santos #013


Aprenda a navegar na Internet com o Divertidosos

 


Guilherme ensina a usar o Whatsapp

 


Guilherme ensina os primeiros passos no Facebook


Você sabe navegar e interagir no Facebook? Guilherme ensina!


Estes youtubers idosos têm mais seguidores que você

 


Seniors conectados com o universo digital

Eles já são 13% da população brasileira e têm crescido cada dia mais. Para os Seniors, estar conectado é viver de maneira prática e independente. No novo vídeo da Telefônica, você confere como a tecnologia influencia esse público e a vivência deles no mundo digital.

Seniors Conectados

 


Clique de Natal – Mundipagg

 


Idosos conectados – Sou 60