Engraçados os novos tempos, para quem tem mais de 70 anos e cuidou do pai dos 92 aos 95 anos. Eu presenciei meu pai se viciar em computador (jogava paciência, num CD com 100 diferentes tipos de jogos). Ele ficava três, quatro horas na frente da telinha e, quando saía, reclamava que os olhos estavam ardendo e se sentia meio “tonto”. Aí me pedia para levá-lo ao oculista, para descobrir o que estava acontecendo, mas com um detalhe: ele já havia operado as duas vistas(catarata), e lia o jornal inteiro pela manhã, sem óculos!!!
Quando finalmente eu o levei ao oftalmologista, levou uma baita bronca: o médico o aconselhou a parar, por pelo menos 15 minutos, a cada hora que ficasse em frente ao computador. Saímos de lá e ele me disse que o médico não entendia de nada…Hoje recordo o tempo em que os escritórios faziam barulhos intermitentes de máquinas de escrever, Olivetti, Remington, etc… Muitos jovens nem imaginam o que era isso!!!! Quando foram lançadas as máquinas elétricas, então, foi o maior sucesso!
Entretanto, na atualidade, você entra em qualquer empresa, ou bancos, e vê todo mundo olhando para uma telinha. Você se senta, e fica aguardando, sem ouvir nenhum barulho!!! Se o sistema cair, a pessoa se levanta, vai tomar um café ou bater papo, e sequer pergunta o que você está fazendo ali…E o que falar das Redes Sociais, dos Smartphones, Tablets??? Parece Grego né? Esta é a maravilha da tecnologia… O “Admirável Mundo Novo”. “Como será o amanhã? – Responda quem puder…”. Só sei que precisamos e vamos desvendar seus digitais segredos….