*Conheça quatro benefícios da informática básica para idosos*
– Entre outras coisas, aprender a usar o PC pode evitar surgimento de demências!
Há tempos, barreiras de diversos tipos vêm sendo desfeitas pela tecnologia, que aproximou pessoas e culturas, principalmente por causa da internet e do computador, o precursor dos aparelhos que temos hoje em dia – inclusive em nossas mãos (smartphones).
Atualmente, qualquer criança, de praticamente qualquer idade, já acessa a rede mundial de computadores. Além disso, todo profissional deve saber usar, nem que seja de forma mínima, os recursos dos PCs.
Os idosos não estão à margem desta realidade. Eles também podem e precisam estar inseridos neste universo. Isso porque a inclusão digital traz benefícios de várias ordens, inclusive para a saúde daqueles que vivem a melhor idade.
É isso mesmo! Usar a tecnologia e o computador faz bem para quem tem mais idade.
O problema é que muitos senhores e senhoras não sabem usar o dispositivo. Acham difícil ou que aquilo não vai “entrar na cabeça”. Assim, acabam se intimidando e não exploram o mundo que pode estar em suas mãos.
Portanto, é necessário que quem convive com o idoso o incentive. Se o esforço der certo, vários de nossos “velhinhos” terão muitos benefícios. Aliás, aqui, vamos ver quatro pontos da vida daqueles que têm mais de 60 anos que vão melhorar por causa do estudo e do aprendizado da Informática Básica.
*1. Pode evitar demências*
Estudos associam menos anos de educação formal com um maior risco de Alzheimer e outras demências. Até onde se sabe, não existe um motivo claro para tal associação. Entretanto, alguns cientistas acreditam que mais anos de educação formal podem ajudar a aumentar as conexões entre os neurônios. Isso permite que o cérebro use rotas alternativas de comunicação entre os neurônios ao ocorrerem mudanças relacionadas com o Alzheimer e outras demências.
Desta forma, voltar a estudar ou seguir estudando é fundamental, já que preserva a saúde mental do idoso. E uma das coisas que ele pode aprender é, justamente, a usar o computador.
*2. Estímulos mentais*
Como vimos, estudar e desenvolver a capacidade de usar o PC gera estímulos mentais.
Quanto isso é importante? Muito! Isso porque, segundo estudos, estímulos mentais previnem assim como exercícios físicos. Em outras palavras, a atividade física contribui para se cuidar do coração, enquanto aprender novas coisas fortalece a parte mental.
*3. Socialização*
Assim que um idoso aprende a usar seu computador (ou notebook) e a internet, ele também ganha a chance de socializar por meio de redes sociais e outras possibilidades presentes na Web. Afinal, assim como pessoas de outras faixas etárias, ele vai ver pessoas, trocar mensagens, fazer fotos… Vai interagir com o mundo. Deste modo, ele deixa de se isolar em um canto, atitude comum para pessoas de mais idade, e vai passar a se relacionar com pessoas conhecidas.
Tem mais: quando o aprendizado ocorre em um local externo, ou seja, fora de casa, aumenta a interação do ser humano com o mundo. Portanto, as relações sociais também crescem e se fortalecem.
Desta forma, a chance de aparecerem depressão e outros problemas diminui.
*4. Sensação de liberdade*
Por vezes, não queremos pedir ajuda a outras pessoas – muito por não se querer incomodar. Tal situação também acontece na terceira idade.
Esta condição pode fazer surgirem obstáculos e uma sensação de dependência do outro. E isso é algo que os idosos não desejam nem imaginar.
Assim, aprender a utilizar um PC permite que senhores e senhoras tenham maior sentimento de liberdade, já que não será necessária ajuda de terceiros para tarefas simples ou complexas, que podem ser executadas por meio de um computador. Os idosos poderão “ir lá” e fazer o que precisarem ou quiserem.
O resultado disso é que os “velhinhos” vão aumentar sua autoestima, o que vai gerar prazer e satisfação.
E VOCÊ ESTÁ ESPERANDO O QUÊ PARA COMEÇAR A APRENDER MAIS SOBRE INFORMÁTICA? FAÇA UMA AULA EXPERIMENTAL NA ENSINA MAIS TURMA DA MÔNICA. LEVE SEUS NETOS/NETAS PARA CONHECEREM A ESCOLA, COM TODOS OS PROTOCOLOS SANITÁRIOS NECESSÁRIOS NOS TEMPOS EM QUE ESTAMOS VIVENDO.
OU FAÇA SUA AULA EXPERIMENTAL DE FORMA ONLINE.
Fale com a Denise – 13 98189-0523
E aqui reproduzimos posts anteriores que falam justamente da inclusão digital, ou seja, do acesso da pessoa idosa à internet e ao computador/smartphone. Assista aos vídeos e coloque as dicas em prática!
Benefícios do uso do computador – Por Greicy Savoy – Psicóloga
Através da inclusão digital, idosos melhoram a qualidade de vida