Caros e Caras Divertinautas!
Divertidosos e Jota Treinamentos aplicaram uma pesquisa para entender melhor as necessidades digitais de nossos Divertinautas. Publicamos aqui o resultado da pesquisa e uma ótima notícia: Se você quiser fazer sua matrícula até 31/12 em qualquer dos cursos, terá 10% de desconto para pagamento à vista, em todos os cursos presenciais, podendo agendá-los ainda este ano ou já para o início do ano que vem. Caso prefira fazer o pagamento no cartão de crédito, o mesmo poderá ser realizado em até 12 vezes sem juros.
Lembrando que nesses cursos já estão incluídos pasta personalizada, caneta, bloco para anotações, pen drive de 8 GB e livro didático adotado pelo professor Jorge Maestre Carvalho.
Os cursos híbridos, na modalidade (“on line” presencial), estão previstos para início em janeiro/2022 e são eles: Informática Básica (40 horas) Excel 365 (20 horas) HTML e CSS (20 horas) O curso desejado por muitos de WordPress, conforme Resultado da Pesquisa de Inclusão Digital, infelizmente, não pode ser dado de forma híbrida (“on line” presencial), pois é um curso que demanda máquina e internet rápida.
Maiores detalhes com Andrea – no celular – 11 97388-3336 e no site:
SITE JOTA TREINAMENTOS
E vamos ao resultado da pesquisa:
Comentários sobre o resultado da Pesquisa e Inclusão Digital
A Jota Treinamentos desenvolveu o Conteúdo Programático do Curso de Inclusão Digital para a Terceira Idade baseada no resultado da pesquisa de Inclusão Digital realizada em parceria com o Divertidosos. Vale ressaltar que alguns dos participantes da pesquisa responderam mais de um motivo pelos quais escolheriam fazer o curso.
Com relação ao(s) curso(s) que mais interessam, a grande maioria se dividiu entre o Curso de Informática Básica, o Curso de Criação de Sites com WordPress, e também demonstraram interesse pelo curso de Excel 365, e ainda, o de programação HTML e CSS.
Com relação ao questionamento sobre qual o seu nível de inclusão digital, na atualidade, a maioria afirmou ter conhecimento do sistema operacional Windows, pacote Office, celular e redes sociais; Em contrapartida, algumas responderam que tem apenas o nível básico de celular e redes sociais, como pode ser constatado no gráfico.
Com relação ao objetivo para o aprendizado do uso do computador a imensa maioria das pessoas respondeu que gostariam de aprender, em razão da aquisição de novos conhecimentos; Uma parcela importante respondeu que o interesse deve-se ao fato de desejar o aprendizado para criar planilhas em Excel ou qualquer outro editor; também manifestaram interesse em aprender a criar apresentações no Power Point ou em qualquer outro editor de apresentações; Também afirmaram ter interesse no aprendizado do equipamento para navegar na internet, utilizar para criar textos em Word ou processador de textos e também enviar e receber e-mails.
Quanto a importância do uso do computador e da internet para a vida, a grande maioria respondeu que utilizam a internet para comunicação (leitura, envio e recebimento de e-mails), e que tem a necessidade da internet para uso pessoal; outros disseram que a necessidade da web para eles deve-se à utilização de ferramentas sociais (whatsapp e facebook) e os demais informaram que precisam da utilização da internet para diversão (jogos, filmes, YouTube, Netflix, etc.).
Quanto à utilização diária da internet a maioria utiliza a internet a toda hora, mas alguns responderam que usam a internet apenas uma vez por semana.
Quanto ao questionamento relacionado às maiores dificuldades dos usuários quando colocados na frente do equipamento, a maioria respondeu ter dificuldade em usar programas, mas muitos afirmaram não ter dificuldade em usar o equipamento; alguns disseram ter dificuldade em gravar arquivos em mídias, noticiaram a dificuldade para usar aplicativos e realizar downloads/anexar arquivos e apenas 1,34% afirmaram que a maior dificuldade está no tamanho da letra.
Ainda, com relação a preferência para assistir as aulas a grande maioria optou por aulas presenciais “on line”, com o professor interagindo ao vivo com o aluno; alguns opinaram por ter aulas gravadas, sem o professor on line e o restante preferiu aulas presenciais.
Quanto ao melhor horário para as aulas a grande maioria prefere aulas no período noturno; algumas no período matutino, e período vespertino; outras preferiram ter aulas aos sábados, no período matutino e também aos sábados, mas no período vespertino.
Com relação as aulas presenciais a grande maioria optou pela aula em grupo, on-line, com até cinco pessoas para melhor interação com o professor; as demais desejaram que as aulas sejam em grupo, presencial, com até três pessoas, e uma pequena parcela escolheu a aula particular presencial.
Finalmente, com relação aos serviços que mais utilizam na interrnet, a grande maioria informou que utilizam as redes sociais; na sequência, disseram ser a utilização de whatsapp, messenger, etc.; outros afirmaram que utilizam e-mail e google maps (visualização de ruas, bairros e cidades pelo computador); alguns utilizam a internet para a pesquisa de entretenimento quanto a notícias (revistas e jornais), para a pesquisa em busca de sites de serviços públicos e informaram utilizar a internet para pesquisa em busca de Turismo (cidades, passeios e viagens); por fim, uma parte utiliza a web para Cultura (museus e artes).
BREVE APRESENTAÇÃO SOBRE O CURSO DE INCLUSÃO DIGITAL PARA
A TERCEIRA IDADE – JOTA TREINAMENTOS
O curso de Inclusão Digital na Jota Treinamentos é um meio de garantir a introdução (conhecer, ter, acessar e usar) do público de Terceira Idade às Tecnologias da Informação e Comunicação, de forma a permitir a inserção daqueles que fazem parte deste grupo no “Mundo Digital”. Essa inserção, hoje, de extrema importância, especialmente para a manutenção e fortalecimento dos vínculos familiares, afetivos e de amizade das pessoas idosas, contribuindo indiretamente para a qualidade de vida e proteção contra o isolamento social e agravos, conforme comprovado cientificamente na literatura nacional e internacional.
Conforme verificado, o Curso de Inclusão Digital aborda conteúdos como identificação dos equipamentos e acessórios, principais funções/comandos, utilização do mouse, digitação, gerenciamento de arquivos, navegação na internet e redes sociais. Considerando a exposição dos idosos ao oportunismo cibernético e aos crimes digitais, o curso contemplará noções de navegação com segurança, proteção contra golpes, furto de dados, dentre outros.
Todos os nossos esquipamentos são novos, e em razão, ainda, da Pandemia, com a disponibilização de apenas três máquinas, por turma, com teclados, mouses, mouse pad, sitemas de máquinas wi-fi (internet), quadro branco, pincéis atômicos, mesas e cadeiras, bem como o distanciamento de 1,5 m entre os alunos e o professor. Alguns alunos possuem notebook em casa e poderão optar por trazê-lo às aulas para aprenderem a manuseá-lo, mas sempre haverá um computador disponível para cada um deles, em sala de aula.
Para incentivá-los a praticarem o que aprenderam, e a seguirem em busca de mais cursos ou atividades pelas quais se interessem, realiza-se o encerramento do curso, com o fornecimento de um Certificado de Participação, ao final, visando à valorização individual de cada um deles, de sua autonomia e participação social.
Modalidades e Métodos:
Presencial (Início Imediato) e/ou Híbrida: “On Line Presencial”, a partir de janeiro de 2022, por meio de encontros via Zoom/Google Meet (aplicativo que pode ser acessado pelo computador e/ou celular), com interações em tempo real entre o professor e alunos. O plano do curso e demais atividades serão disponibilizados via plataforma Moodle.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
a. Identificação Física dos Recursos de Tecnologia da Informação
• Micro Computador• Notebook
• CPU
• Monitor
• Teclado
• Mouse
• Nobreak: Apresentação de Outros sistemas operacionais (Linux) com utilização de software livre
b. Identificação dos Itens mais utilizados no dia a dia
• Área de trabalho
• Identificando ícones e Barra de Tarefas
• Botão Iniciar
• Pasta Documentos
• Movimentação do mouse
• Tipos de Clicks do mouse (Click Simples, duplo, com Botão Direito e Scroll do Mouse)
c. Familiarização com a Escrita/Digitação
• Bloco de Notas
• Identificação e navegação com o cursor
• Identificação e utilização das teclas Shift, Capslock, Home e End
d. Gerenciamento de Arquivos
• Criação de Pasta do Aluno na Área de Trabalho
• Salvar arquivos em uma pasta específica e não só na pasta documentos – alunos com pen drive criam pastas no pen drive, identificação de tipos de arquivos (Imagem, Vídeo, Texto)
e. Identificação de Softwares e suas Funcionalidades
• Conhecimento do Sistema Operacional
• Navegadores
• Cliente de e-mail
f. Suítes de Ferramentas de Escritório – noções básicas
• Editor de texto
• Planilha eletrônica
• PowerPoint (apresentações)
g. Internet e Segurança Digital – Conceito e sua utilização
• Navegação na internet e envio de e-mail
• Noção do que é rede de computadores e WWW
• Noções de Segurança para Validação de Informações da Internet
• Conscientização das ameaças e ataques cibernéticos e como se proteger