Dicas da Chicória

Dicas da Maria Chicória – Idoso diabético e/ou hipertenso

Por 29 de julho de 2015 Sem Comentários

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O uso de carboidratos complexos (batata, arroz, mandioca, pães) e fibras na dieta (aveia, farelo de trigo, arroz integral, frutas e hortaliças) são altamente indicados por serem importantes na prevenção e controle de doenças cardiovasculares, diabetes e obstipação intestinal, comuns nesta fase da vida.

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Com relação às gorduras, recomenda-se que se reduza o uso de gordura saturada (carnes gordas, leites e derivados, óleo de dendê e coco) e colesterol, dando preferência às gorduras insaturadas (óleos vegetais; soja, milho, canola, azeite de oliva e peixes). Substituir as carnes gordas (porco, picanha, contra filét) e os embutidos (lingüiça, salsicha, salame, mortadela, presunto, etc), pelas carnes magras (filé mignon, coxão mole, patinho e lagarto) e carnes brancas (frango sem pele e peixes). As frutas, verduras e legumes são fontes de vitaminais e sais minerais, portanto inclua em todas as refeições.

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No processo de envelhecimento normal ocorrem alterações fisiológicas e biológicas que afetam a alimentação e a nutrição do idoso. E as doenças crônico-degenerativas (diabetes, hipertensão, obesidade e doenças cardiovascular) comuns na população idosa sofrem influência da dieta na sua prevenção e tratamento. A alimentação pode interferir tanto no aparecimento da doença como na determinação de sua gravidade, o que justifica a preocupação com o padrão alimentar no envelhecimento.

Comer pouca quantidade várias vezes no decorrer do dia facilita o processo de digestão, absorção e aproveitamento dos alimentos. Portanto, é recomendável o consumo de quatro a seis refeições diárias, como por exemplo: desjejum, lanche manhã, almoço, lanche tarde e jantar . É importante que a refeição apresente aspectos agradáveis como: cor, sabor, aroma e textura.

 

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