Espaço Pet

Dicas de como preparar o seu Pet para as festas de fim de ano

Por 29 de julho de 2015 Sem Comentários

Para ter um Bom Natal e iniciar um Ano Novo cheio de alegrias com o seu cãozinho de estimação, alguns cuidados deverão ser tomados, portanto seguem várias dicas:

Vitrine Autor: Eduardo Ribeiro Filetti

* Para cães de pelagem longa e sedosa, como os Maltês, Cockers, etc… deve-se borrifar água destilada com um condicionador e escovar todos os dias com escovas macias alfinetadas com as pontas arredondadas. Os banhos devem ser semanais com xampu e condicionador e, após o banho, secar com secador morno ou uma toalha.

* Quando a pelagem dos cães for longa e áspera, recomenda-se que se borrife os pelos com água destilada pura e os banhos tem que ser semanais com xampu para cabelo seco. Usar secador morno ou toalha para a secagem. O Poodle e o Bichon Frise possuem essa pelagem.

* Para os Terriers que possuem pelo duro, o ideal seria borrifar água destilada com condicionador e escovar semanalmente com uma escova especial de mão, que não retira os subpelos, ou usar uma escova de pinos. O banho também é semanal.

* Para os cães de pelagem curta não há necessidade de molhar a pelagem para escovar.

* Caso o cão possua uma pelagem fora do padrão de raça, estando áspera quando deveria ser sedosa, recomenda-se um xampu de efeito contrário.

* Os cães devem ser vacinados anualmente contra: cinomose, hepatite, leptospirose, parainfluenza, parvovirose, coronavirose e raiva. Como remediar é mais trabalhoso e oneroso do que prevenir, devemos vacinar nossos cães contra viroses.

* Controlar a obesidade nos cães: obesidade não é sinônimo de saúde. Pode reduzir a vida do seu animal, prejudicando a circulação, portanto os cuidados com alimentação no período natalino são fundamentais. Controle a alimentação, ofereça pequenas quantidades de comida várias vezes ao dia, muita água fresca e evite alimentos gordurosos. Esses são alguns cuidados primordiais para um excelente tratamento para seu animal de estimação.

* Combater as pulgas: picadas de pulgas podem provocar processo alérgico no seu animal, problemas de pele como a Dermatite alérgica, coceiras e ferimentos. Para combater a pulga deve-se usar um pente fino, talco, shampoo, sabonete anti-pulgas e até coleiras anti-pulgas. Uma novidade para tratamento no combate a pulgas é o Program – Anticoncepcional para pulgas, que impede que elas se reproduzam.

* Para que seu animal não tenha problemas esofágicos ou estomacais, corte os alimentos em tamanhos pequenos e uniformes, facilitando assim o ato mastigatório, pois o objetivo da mastigação é o de reduzir o tamanho das partículas dos alimentos a serem digeridos e promover a mistura dos alimentos com a saliva.

* A moda nos EUA é a aptidão física para cachorros. Antes de iniciar qualquer exercício físico seu cão deverá passar por um exame clínico realizado pelo médico-veterinário constatando a ausência de problemas cardiovasculares. Ser acostumado a usar coleiras evitará muitos acidentes.

Seguindo essas orientações você estará evitando problemas para quem lhe oferece carinho e amizade, pois o animal, em especial o cão, é o melhor amigo do homem e o mais sincero que o dinheiro pode comprar.

Mais dicas? Acesse www.filetti.com.br

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.