AgendaNotíciasSaúde e Bem Estar

Diversa-idade – Globo lança estudo sobre Maturidade

Por 24 de fevereiro de 2022 Sem Comentários


Globo lança estudo sobre maturidade produzido em parceria pelo GNT, Inteligência de Mercado e Pesquisa & Conhecimento

Material já está disponibilizado na Plataforma Gente

Uma geração que formulou o conceito de juventude na década de 60 não chegaria à velhice aceitando a invisibilidade imposta sistematicamente pelo mercado. O contexto atual em que as classes mais altas da população 50+ brasileira são colocadas como esteio econômico das famílias como historicamente foram as classes CDE, bem como a pressão sobre a previdência e uma possibilidade de uma vida que chegará aos 100 anos, exige que o mercado conheça em profundidade para quem direciona produtos, serviços e mensagens.

A Globo, em estudo conduzido pelo GNT, em parceria com as áreas de Pesquisa & Conhecimento e Inteligência de Mercado da Globo , mergulhou profundamente no universo da população 50+ em 2021 para entender, a partir de 2500 entrevistas, o que pensam, como vivem, qual seu potencial de compra e como consomem produtos audiovisuais e serviços publicitários.

O estudo contou com a expertise dos institutos Hype50+ e Casa Semio.

Segundo a pesquisa, para 55% dos brasileiros, uma pessoa se torna idosa entre 60 e 69 anos. De acordo com as projeções do IPEA, um a cada três brasileiros terá mais de 60 anos em 2060. Por isso, reajustar conceitos e estereótipos equivocados sobre o envelhecimento é uma das principais necessidades da contemporaneidade. O estudo aponta que muitos padrões estão se redefinindo, como o mercado de trabalho, por exemplo, que já começa a reconhecer que a experiência traz vantagens.

O estudo Diversa-idade mapeou diferentes perfis de acordo com o seu comportamento. Os “autossuficientes” gerenciam a própria rotina e sabem concretizar seus sonhos, são um perfil demograficamente mais jovem, entre 50 e 54 anos, solteiros ou divorciados.

Os “sábios” são casados ou moram com o parceiro, aposentados e possuem renda mensal mais alta que a média dos brasileiros. Já os “agregadores” mantêm laços afetivos, pensam a rotina no coletivo, são altruístas, multitarefas e possuem famílias maiores.

Os “cuidadores” gerenciam os problemas familiares e muitas vezes se sentem invisíveis, sem espaço e individualidade.

Os “exploradores” gostam de se relacionar com diferentes grupos e aprender novas habilidades.

Por último, os “em pausa” estão evitando novas responsabilidades e cobranças. 

Outros aspectos abordados são a relação com a tecnologia, que ajuda no planejamento para o futuro e uso das redes sociais como fontes de informação e aprendizado. Os cuidados com a saúde, que envolvem a alimentação e preocupação com a estética, também é um dos temas abordados pelo estudo.

Compreender melhor as diferenças de um grupo tão heterogêneo, como o das pessoas com mais de 50 anos na sociedade, é poder desenvolver políticas públicas, melhorar o relacionamento com familiares, além de entender suas necessidades e hábitos de consumo. Para ler o material disponível na Plataforma Gente, clique aqui.


Sobre o GNT:

O GNT é uma marca multiplataforma, que busca inspirar e é inspirada pelas histórias das pessoas. Histórias de gente que ama comer, cuidar da casa, da autoestima. Histórias de gente que trabalha e viaja para valer, gosta de um bom papo e, principalmente, descontrair. A partir do diálogo, queremos promover discussões relevantes para a sociedade. Você pode acessar esse e todos os outros produtos do GNT através das diversas plataformas da marca:

Para assistir a qualquer hora do dia: Canais Globo

Para conferir trechos com os melhores momentos: YouTube

Para saber tudo o que acontece nos bastidores: Instagram Facebook


Sobre a Plataforma Gente

Gente tem como propósito compartilhar conhecimento baseado em pautas contemporâneas da sociedade, no comportamento do consumidor e nos hábitos dos brasileiros. Gente é a plataforma de estudos e insights sobre o consumidor brasileiro. É aberta a todos, acesse aqui.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.