Espaço Pet

Doenças que nós devemos diagnosticar corretamente, por Filetti

Por 28 de julho de 2015 agosto 7th, 2015 Sem Comentários

Nosso parceiro Filetti nos enviou matérias sobre doenças que nós devemos diagnosticar corretamente.

1 – DIABETES MELLITUS

A diabetes mellitus é uma doença endócrina que ocorre nos cães e gatos. É caracterizada pela alta taxa de açúcar no sangue, denominada de hiperglicemia e o pâncreas fica com uma insuficiência na produção de insulina. A insulina é um hormônio que é necessário para transportar a glicose ( açúcar do sangue ), os aminoácidos e minerais através do sangue, produzindo energia para as células. Quando a deficiência de insulina ocorre, a glicose não pode ser movida para dentro das células, causando a Diabetes Mellitus.

Os animais que exibem esta doença têm as seguintes características:

  • urinam com frequência
  • perda de peso
  • depressão
  • dor abdominal
  • muita sede

As causas desta doença, em que o sexo mais afetado é o feminino, são:

  • obesidade
  • predisposição genética
  • dieta pobre
  • anormalidade hormonal
  • stress e drogas

Através do conhecimento da história do animal associado a um bom exame clínico e exames complementares, o veterinário estará capacitado a descobrir a doença. Será necessário pedir um exame de sangue, para verificar a taxa de açúcar e um exame de urina, pois freqüentemente o animal apresenta infecção urinária.

O tratamento requer tempo e paciência. Não existe cura para Diabetes Mellitus, mas como nos seres humanos poderá ser controlada com injeções de insulina, dieta e exercícios. Com esta terapia seu animal poderá viver feliz e ter uma vida confortável. As vezes os animais portadores desta doença precisarão ser hospitalizados por 2 a 4 dias, para o acompanhamento do Médico Veterinário, que realizará testes sanguíneos em intervalos regulares durante o dia, para prescrever a dose ideal de insulina a ser administrada.

Em seus lares, os animais terão os cuidados dos seus donos. Estes poderão aplicar as injeções de insulina para o resto da vida. A injeção é dada na pele e não é dolorosa. O Médico Veterinário mostrará ao dono do animal o método de aplicação.

Somente o Médico Veterinário verificará a dose certa de insulina para cada tipo de animal. As vezes é dada somente uma vez ao dia e outras até duas vezes ao dia. Algumas requerem um só tipo de insulina e outras precisarão uma combinação de insulina.Entretanto, a Diabetes Mellitus poderá ser controlada com insulina e dieta, portanto as orientações do Médico Veterinário serão de extrema importância, pois só ele conseguirá determinar o método específico para a cura de seu animal.

2- PARVOVIROSE

A PARVOVIROSE é uma enfermidade causada por VÍRUS, altamente contagiosa, afetando principalmente filhotes, acarretando uma alta taxa de mortalidade. Animais adultos também podem ser afetados se não forem vacinados. Não é transmitida a seres humanos, sendo uma doença exclusiva de cães (canídeos).

Os sintomas da PARVOVIROSE são:

  • febre
  • depressão
  • perda do apetite
  • vômitos
  • diarréia hemorrágica
  • desidratação
  • choque
  • morte

A severidade da doença pode variar desde uma infecção inaparente, até sinais severos, levando a óbito. O músculo cardíaco pode ser afetado, sendo este, um dos maiores motivos da morte dos cães com essa doença. A transmissão ocorre pelas fezes de cães contaminados para cães sadios. O VIRUS pode ser transportado nas patas, nos pêlos, por gaiolas infectadas, pneus de carro, calçados ou pelas mãos humanas.

Como o VIRUS é muito resistente, ele pode permanecer viável no meio ambiente por vários meses e na terra por muito mais tempo. O reconhecimento precoce dos sinais e o tratamento imediato pode ser a diferença entre a sobrevivência e a morte do cão. O tratamento visa levantar a resistência, fortalecer o organismo e evitar a desidratação, porém, a mais importante defesa é a do próprio organismo.

As vacinas de boa qualidade são o único método de proteção para seu cão. Se ele está com a doença de nada adianta vaciná-lo. O esquema de vacinação para PARVOVIROSE começa com 42 a 60 dias de idade e mais 3 reforços posteriores, somente após essas 4 doses é que o cão estará protegido. Vacinar seu cão é indispensável para que ele tenha uma vida saudável e ele só pode sair na rua quando estiver totalmente vacinado.

Se seu cão está em tratamento para a PARVOVIROSE, siga as orientações médicas: corte a água, administre soro lentamente, traga-o para o retorno na clínica e só ofereça comida quando for indicado.

Olá, eu sou a Stephanie, representante PET do Divertidosos!

Você que possui um PET, não deixe de acompanhar diariamente seu comportamento. Veja se há mudanças e levem seu bichinho ao veterinário.

Screen Shot 2015-07-28 at 11.12.19

Nós seremos muito gratos!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.