Skip to main content
AgendaConte uma HistóriaNotícias

Homenagem ao Dia dos Pais 2025 – Os pais incríveis que conheci

By 10 de agosto de 2025No Comments

 


Divertidosos deseja um FELIZ DIA DOS PAIS a todos os pais, padrastos, padrinhos, avôs, tios, pais adotivos, pais de pets, e todos aqueles que desempenham esse lindo papel nas famílias! Que vocês possam curtir muito suas famílias, e sejam muito felizes com seus filhos e filhas!

Agora vou fazer minha singela homenagem aos pais incríveis que eu conheci…


MEU PAI – Nome muito diferente… rsrs

Quando criança, ou participando de alguma dinâmica na busca por emprego, eu sempre tinha algo muito diferente para mostrar, na minha identidade. O nome do meu pai, que era Polonês, sempre chamou a atenção – Meu pai se chamava GRZEGORE, Gregório em Português. Eu sempre ganhava as disputas de nome mais diferente rsrs.
Meu querido pai, nasceu no dia de Natal. Nossos natais sempre foram muito animados, embora nossa família tivesse apenas 4 pessoas, a casa ficava cheia de vizinhos e amigos, na véspera e no dia de Natal. Onde morávamos tinha uma fazenda perto, com pinheirais, e o papai ia na véspera buscar uma árvore de verdade, aquele pinheiro que tem os galhos bem definidos e que deixava um aroma de pinho durante todos os dias em que a árvore ficava enfeitada, até chegar o Dia de Reis, que na verdade é o Natal na Polônia…. Que lembrança deliciosa….
Com meu pai eu aprendi a tocar sanfona (ou acordeon), tínhamos duas, ele tocava na dele e eu reproduzia na que era do meu irmão, e depois foi minha. Comecei com 5 anos de idade, nem conseguia enxergar o teclado, mas foi muito bom desenvolver o ouvido para a música…. tocar um instrumento como a sanfona é bem desafiador, mas ensina muito sobre coordenação motora. Também cantávamos juntos as músicas que ele me ensinava em alguns idiomas.
Meu pai era um homem muito alegre e simpático. Tinha um bom humor incrível, e também me ensinou a dançar. Dançamos desde músicas russas, polonesas, alemãs, e brasileiras… Infelizmente meu “papi” faleceu muito cedo, com a idade que tenho hoje. Ele era fumante (fumava cigarro sem filtro!), e também foi alcoólatra.
Deixou em mim suas principais características, bom humor, simpatia, alegria, além do talento musical. Tenho muita saudade de vê-lo tocando sanfona e cantando, e muita saudade de tantas histórias que ele me contou, da segunda Guerra Mundial, da sua infância na gelada Polônia, dos amigos que fez junto com minha mamãe e que se tornaram mais do que amigos, passaram a fazer parte de nossa família. Essa foi uma breve história do meu pai incrível, com grande saudade….


 

Outro pai incrível que conheci foi meu irmão, Alexander Dunko. Quando o Thiago chegou ele não cabia em si de tanta satisfação. Ele foi um pai incrível, mesmo tendo se divorciado quando o Thiago ainda era pequeno, procurou estar presente na educação e criação dele, o quanto pôde. Infelizmente meu maninho também era fumante e o cigarro foi responsável pela sua morte prematura, aos 49 anos. Alex era um homem muito inteligente, também sabia tocar instrumentos (escalete, sanfona, bateria), nas duas faculdades que cursou prestou vestibular e entrou sem precisar estudar ou fazer cursinho. Ele era mais fechado, diria até um pouco melancólico, sua vida adulta não foi nada fácil, precisou ser o arrimo da família algumas vezes devido aos problemas que meu pai enfrentava com o álcool. Alex foi um irmão maravilhoso, muito amado, e um pai incrível até os 16 anos do Thiago, quando infelizmente nos deixou….



O terceiro pai incrível que conheci foi meu falecido marido, Guilherme Gargantini. O amor imenso que tinha pelos seus filhos e netos era lindo de se ver. Se ele pudesse teria dado o céu na terra para eles, mas dentro do que foi possível, enquanto convivemos durante 28 anos,  sempre celebrou suas vidas e se preocupou com a saúde emocional e física de todos, além de torcer demais para a Felicidade plena de sua família linda.


Também foi muito lindo de se ver o amor que ele tinha por seu pai, o saudoso “vovô”, como eu o chamava; Seu amor integral foi colocado à prova quando ele se mudou em 2005 (novembro) para Santos, para cuidar de seu pai que tinha sofrido um AVC e estava com o lado direito paralisado. Guilherme veio para cá e cuidou tão bem do pai que ele se recuperou totalmente do AVC, e ainda viveu alguns anos conosco, andando com sua bengalinha e indo até a praia tomar uma água de côco, algo que adorava. Seu pai, assim como o Guilherme, tinha um humor maravilhoso, vivemos muitos momentos felizes juntos. Que bênção e privilégio ter convivido com esses dois pais incríveis – Guilherme e Orlando Gargantini. Quanta saudade!

Divertidosos - um site criado por Guilherme Gargantini (in memoriam), no ar desde 2013. Aqui você encontra inclusão digiral, socialização, entretenimento e produtos/serviços voltados para a Geração Prateada.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.