Dance DanceInclusão DigitalNotíciasSaúde e Bem EstarVídeos

Perto do Coração! Terças de Setembro, às 16 h tem videoaulas de dança com casal idoso – Dance!

Por 15 de setembro de 2020 Sem Comentários


Divertidosos agradece à Novartis pelo envio do kit da campanha Perto do Coração. Importante cuidar da insuficiência cardíaca, consultando um cardiologista e fazendo o tratamento e acompanhamento, mas tão importante quanto, é saber que você pode continuar fazendo aquilo de que gosta, como por exemplo, dançar, trazendo mais qualidade de vida ao seu dia-a-dia.

Conheçam melhor a campanha no texto, e assistam à primeira videoaula que foi terça passada. Todas as terças, no mês de setembro, dias 8/15/22/29.

Hoje às 16 horas recomendo que acessem o youtube da Novartis para assistir aos passos básicos do forró…. DIVIRTA-SE! #divertidosos #novartis #pertodocoração


Novartis lança campanha nacional de conscientização sobre a insuficiência cardíaca

A Campanha Perto do Coração tem o objetivo de alertar a população sobre as consequências causadas pela Insuficiência Cardíaca (IC), e também, sobre como é possível viver uma vida normal seguindo um tratamento adequado

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo e no Brasil. Estima-se que elas fizeram cerca de 397 mil vítimas no País, em 2017, o que corresponde a um terço de todos os óbitos[1]. Arritmias cardíacas, infarto, AVC e Insuficiência Cardíaca (IC) são algumas dessas doenças. A IC, por exemplo, atinge cerca de três milhões de brasileiros[2], e esses pacientes enfrentam repetidas internações[3]. Apesar da gravidade e riscos da doença, com o tratamento adequado, é possível viver uma vida normal. A campanha Perto do Coração, idealizada pela Novartis, tem o objetivo de conscientizar sobre a insuficiência cardíaca, e mostrar aos pacientes que a IC não deve impedi-los de fazer o que está perto de seus corações.

A campanha marca também o Setembro Vermelho, mês dedicado ao alerta para as doenças cardiovasculares conectado ao Dia Mundial do Coração, em 29 de setembro. Entre as ações previstas, a sociedade poderá acompanhar videoaulas de dança semanais disponibilizadas no canal do YouTube da Novartis Brasil e divulgadas pelo Facebook e Instagram (@NovartisBrasil). As videoaulas de dança contarão om um casal da terceira idade que, a cada sessão, irá ensinar como dançar ritmos diferentes como bolero, samba de gafieira, disco, entre outros e serão divulgadas em todas as terças-feiras de setembro (dias 08/15/22/29). O objetivo dessa ação é mostrar que, quando o paciente diagnosticado com insuficiência cardíaca faz acompanhamento médico e adere ao tratamento corretamente, ele consegue realizar as atividades que mais gosta, como a dança, sem ser impedido pelo problema cardíaco.


 


Insuficiência cardíaca

A IC é uma doença crônica que acontece quando o coração perde a força na contração e, com isso, não consegue bombear sangue em quantidade adequada para o corpo[4,5]. A Dra. Lidia Zytynski Moura (CRM 14775-PR), médica cardiologista, explica que a IC pode surgir a partir de diversas situações. “Hipertensão arterial, diabetes, doença coronariana, cardiopatias e valvulopatias são as principais causas de insuficiência cardíaca[6-8]”, diz a especialista.

Como a IC é uma doença que atinge pessoas de todas as idades, embora ocorra mais frequentemente em pessoas mais velhas (a partir dos 50 anos), alguns dos sintomas podem passar despercebidos. “É comum o paciente sentir falta de ar, cansaço e dificuldades ao se exercitar e atribuir esses sintomas ao envelhecimento. Todos esses sinais podem ser indícios da insuficiência cardíaca, que, com o passar do tempo, causa um acúmulo progressivo de líquido nos pulmões provocando problemas respiratórios como falta de ar ao fazer esforço e ao deitar, e outros sintomas como cansaço e inchaço nas pernas[4]”, alerta Moura.

A cardiologista sugere observar atividades do dia a dia na busca por sinais da IC. “Se o paciente ou alguém próximo dele perceber que ao longo do tempo ele começa a sentir dificuldades em desenvolver atividades cotidianas, como estender uma roupa, subir a escada ou andar a pé, por exemplo, é bom marcar uma consulta o mais rápido possível, para ter certeza de que não estamos falando de um diagnóstico de insuficiência cardíaca. E se esse for o caso, para iniciar um tratamento adequado”.

Para entender se uma pessoa tem ou não IC, o cardiologista faz uma avaliação do histórico do paciente, outras doenças diagnosticadas, estilo de vida e, se necessário, exames de sangue e de imagem podem auxiliar no diagnóstico[6,7,9]. Após a confirmação, o paciente precisa iniciar um tratamento e segui-lo corretamente, sem quaisquer interrupções. “Não existe cura para a insuficiência cardíaca, porém, a adesão ao tratamento vai ajudar esse paciente a continuar suas atividades diárias”, afirma a cardiologista.

Para mais informações sobre a insuficiência cardíaca e sobre a campanha Perto do Coração, acesse: http://www.pertodocoracao.com.br.

 


PERTO DO CORAÇÃO | Aula 1 – Samba de Gafieira

 


Sobre a Novartis

A Novartis está reimaginando a medicina para melhorar e estender a vida das pessoas. Como líder mundial em medicamentos, utilizamos tecnologias científicas e digitais inovadoras para criar tratamentos transformadores em áreas de grandes necessidades médicas. Em nossa busca por novos medicamentos, somos constantemente classificados entre as principais empresas do mundo que investem em pesquisa e desenvolvimento. Os produtos da Novartis alcançam quase 1 bilhão de pessoas em todo o mundo e estamos encontrando maneiras inovadoras de expandir o acesso aos nossos tratamentos mais recentes. Cerca de 125 mil pessoas de mais de 140 nacionalidades trabalham na Novartis em todo o mundo. Saiba mais em

SITE NOVARTIS

 

Canal do Youtube:

NOVARTIS BRASIL YOUTUBE


Nada deve impedir você de viver o que está perto do seu coração. Nem mesmo a Insuficiência Cardíaca.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.