Espaço Pet

Pitbull uma ameaça a sociedade?

Por 29 de julho de 2015 Sem Comentários

Muito tem se falado sobre a raça Pit Bull, principalmente após o acidente em Praia Grande onde o cão atacou o dono.Tenho me dedicado durante anos ao estudo desta raça e tenho três exemplares que peguei após apreensão em rinhas (proibido por lei federal) e posso afirmar que após um período de adaptação, são ótimos guardas e excelentes companheiros de todos nossos funcionários e colaboradores.

Quando ocorrem acidentes como estes envolvendo animais, temos que avaliar diversos fatores: fatores genéticos /hereditários (genes que levam à agressividade ) , processo de sociabilização (como foram os primeiros meses de vida do cão , se teve contato com seres humanos, etc.), de que forma era tratado pelo proprietário e familiares.

Acredito que após a morte do animal, ele deveria ter sido enviado para necrópsia, pois poderíamos descobrir algumas patologias que pudessem estar lhe causando dor e/ou mudança de comportamento, com por exemplo, um tumor cerebral compressivo .Fazendo uma pesquisa de todos os fatores, poderemos esclarecer todas essas dúvidas.

Gostaria de lembrar que o número de acidentes com animais de estimação é muito pequeno, comparado com outros tipos de ocorrências. Somente com estes dados poderemos entender melhor o comportamento animal .

Por Eduardo Ribeiro Filetti – Médico Veterinário e professor

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.