NotíciasSaúde e Bem Estar

Você sabe o que é arteterapia? Descubra…

Por 1 de janeiro de 2019 Sem Comentários



Arteterapia é uma disciplina híbrida baseada principalmente nas áreas das artes e da psicologia.[1] Ela possui história e teorias próprias e é aplicada por profissionais habilitados por cursos de especialização e/ou mestrado em arteterapia. Na prática, a arteterapia consiste do uso de recursos artísticos/visuais ou expressivos como elemento terapêutico. A arte criada em arterapia pode ser explorada com fim em si (arteterapia – foco no processo criativo, no fazer) ou na análise/investigação de sua simbologia (arte como terapia). Durante a sessão de arteterapia a pessoa é convidada a explorar aspectos do seu consciente ou inconsciente por meio da expressão artística (pintura, desenho, modelagem, escultura, poesia, dança, etc). Variados autores definiram a Arteterapia, todos com conceitos semelhantes no que diz respeito à auto-expressão. Segundo a Associação Brasileira de Arteterapia, é um modo de trabalhar utilizando a linguagem artística como base da comunicação cliente-profissional. Sua essência é a criação estética e a elaboração artística em prol da saúde. Em arteterapia o próprio artista/paciente/cliente é quem faz a interpretação de suas criações. Cabendo ao arteterapeuta apenas instigar esta investigação. Diferente das terapias tradicionais, que consiste principalmente das projeções que ocorrem entre terapeuta e paciente, em arteterapia existe uma relação triangular: o arteterapeuta, o paciente, e a arte (criada em terapia).

https://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_terapia.



Quais os benefícios da arteterapia para idosos?

Existem vários benefícios da arteterapia para idosos. Mais do que uma de incentivar os indivíduos a trabalharem em algo, ela também age diretamente no bem-estar físico e mental.

  • Melhora a criatividade

Por meio de dinâmicas diferenciadas ele pode colocar a sua criatividade em prática, e desenvolver itens que demonstrem a sua personalidade.

  • Reabilitação de movimentos

Um dos benefícios da arteterapia para idosos, é que ela pode ajudar na reabilitação de movimentos.

  • Autoconhecimento

A arte, na maioria das vezes, é um espelho daquilo que está presente no nosso ser. Logo, ela é uma excelente maneira de incentivar o autoconhecimento, bem como a autocompreensão.

Desenvolvimento de novas habilidades

Outro dos benefícios da arteterapia para idosos é o desenvolvimento de novas aptidões. Por meio do aprendizado de técnicas artísticas, o aluno irá trabalhar com novas habilidades.

  • Integração social

As sessões dessa abordagem quando realizadas em grupo promovem a integração social.

  • Melhora a autoconfiança

Ao explorar a autoestima, essa metodologia também melhora a confiança do idoso. Assim, ele mesmo irá propor novos desafios no seu dia a dia, e conseguirá aceitar as suas conquistas.

  • Exercita a memória

Mais um dos benefícios da arteterapia para idosos é que ela estimula a memória. Isso porque, além de aprender novas técnicas ele também irá colocar no papel lembranças da sua mente.

como funciona a arteterapia?

A arteterapia é uma atividade cada vez mais popular. Sua dinâmica única proporciona ótimos momentos. Ela pode variar de sessão para sessão, mas, geralmente, tem as seguintes características.

  • É realizada em grupo ou individual

  • O Arteterapeuta fala sobre as técnicas que serão utilizadas no dia e demonstra como executá-las;

  • Os clientes começam seus trabalhos;

  • O Arteterapeuta auxilia na confecção sempre que necessário;

  • Por fim, os participantes expõem suas criações explicam o que elas representam e neste momento o Arteterapeuta intervém ajudando o cliente a fazer uma ligação com sua produção e sua vida.

As dinâmicas podem ter temas livres, ou falar sobre assuntos específicos. Tudo vai depender de como o Arteterapeuta  vai identificar as necessidades de cada um.


Importância para a saúde

A arteterapia desempenha um papel fundamental na saúde. Isso porque, além de exercitar o corpo, ela também estimula a mente do idoso. Assim, ele consegue lidar melhor com as mudanças psicológicas da terceira idade.

Essa metodologia acaba sendo uma maneira de expressão. Medos, fobias, lembranças boas, desejos, tudo isso pode ser expressado através da arte.

Os benefícios da arteterapia para idosos são os mais variados.


Conheça o PSYCH-K®

Sua realidade é criada por suas “crenças”․ Essas crenças, geralmente subconscientes, são frequentemente o resultado de programações que ocorreram ao longo da vida e representam uma poderosa influência no comportamento humano․ Estudos em neurociências indicam que 95% de nossa consciência é, na verdade, subconsciente․ É a mente subconsciente que guarda nossas atitudes, valores e crenças․ É através das nossas crenças que formamos a percepção do mundo e de nós mesmos e a partir dessas percepções nós desenvolvemos comportamentos․ Frequentemente, a forma mais efetiva de mudar um comportamento é mudar a(s) crença(s) subconsciente(s) que o(s) apoia(m)․ Com base em anos de pesquisa em cérebro bipartido, também conhecidas como Teoria de Dominância Cerebral, o PSYCH-K® fornece uma variedade de formas para rapidamente identificar e transformar crenças que o “limitam” em crenças que o “apoiam”, em qualquer área de sua vida․

O QUE É O PSYCH-K®

PSYCH-K® é um método simples e direto para identificar e transformar crenças subconscientes autolimitantes, mudando velhos hábitos de pensamento e comportamento․ o método ajuda você a se comunicar com seu subconsciente, onde quase todos os comportamentos humanos se originam, possibilitando, com esse acesso que você possa mudar as crenças que o limitam, em todos os aspectos da sua vida․ O propósito geral do PSYCH-K® é acelerar a evolução individual e global pelo alinhamento dascrenças subconscientes com a sabedoria consciente das maiores tradições espirituais e intelectuais․

ORIGEM DO PSYCH-K®

O PSYCH-K® foi desenvolvido em 1988 por Robert M․ Williams, M․A․, como uma resposta à constatação de que as técnicas de aconselhamento convencionais, que dependem quase exclusivamente de “insight” e “motivação”, raramente criam mudanças reais e duradouras․ Assim, ele desenvolveu uma abordagem direcionada ao subconsciente, inspirado por uma variedade de processos baseados na neurociência e incluindo diversas ferramentas, capaz de provocar mudanças profundas e duradouras, de forma rápida e fácil․

COMO O PSYCH-K® FUNCIONA?

O PSYCH-K® cria um estado mental receptivo que reduz drasticamente a resistência à mudança no subconsciente․ A mente subconsciente pode ser acessada de forma semelhante a um computador pessoal․ PSYCH-K® funciona como uma espécie de”teclado mental” – um método simples, direto e verificável de se comunicar com o seu subconsciente․

O QUE É UM EQUILÍBRIO PSYCH-K®?

Um Equilíbrio PSYCH-K® é um processo destinado a criar uma comunicação equilibrada com os dois hemisférios do córtex cerebral․ Esse estado de “cérebro integral” é ideal para a reprogramação da mente subconsciente com novas crenças de automelhoramento que apoiam seus objetivos na vida․

COMO O PSYCH-K® PODE ME AJUDAR?

Suas crenças subconscientes estabelecem os limites do que você pode conseguir․ Quando você se sente “travado” no processo de alcançar suas metas existenciais, há chances de que você esteja num conflito entre seus objetivos conscientes e suas crenças subconscientes․ Este tipo de conflito pode aparecer em seus relacionamentos, desempenho no trabalho, autoestima, prosperidade e até mesmo em sua saúde física․ Se você estiver enfrentando desafios em qualquer uma dessas áreas, o PSYCH-K® pode ajudá-lo, proporcionando um alinhamento entre suas crenças e as experiências que deseja na vida․

 Nosso site no Brasil www.reprogramesuamente.org


Quer saber mais? Fale com a Sonia de Fatima Thomasi – entre em contato por e-mail ou pelo whatsapp – 13 997000630 – E-mail: snat52@gmail.com

Abaixo um breve currículo da Sonia de Fátima Thomasi:

  Aperfeiçoamento/Facilitadora de PSYCH-K – PSYCH-K Advanced Workshop por Elisabeth Holstein, Certified PSYCH-K Instrutora.  Aperfeiçoamento/Especialização em Arte-terapia no Contexto Social e Institucional – Instituto da Família, IT, Rio Grande do Sul, Brasil. Graduação em Licenciatura em Desenho e Plástica – Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Rio Grande do Sul, Brasil.  Aperfeiçoamento/Especialização em Arte-terapia – Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP, São Paulo, Brasil. Graduação em Desenho e Plástica. – Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Rio Grande do Sul, Brasil.


Endereço das imagens:

http://ap.imagensbrasil.org/images/OQUEEARTETERAPIA.jpg

https://www.eusemfronteiras.com.br/wp-content/uploads/2017/11/32674107_l-810×540.jpg

https://residencialserenidade.com.br/wp-content/uploads/2018/03/7-benef%C3%ADcios-da-arteterapia-para-idosos-1110×550.jpg

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.