Nossa História,
por Guilherme

Sou natural de Campinas, morei boa parte de minha vida em São Paulo, e vim morar em Santos há 10 anos, quando precisei cuidar de meu pai, na época com 92 anos, e vítima de um AVC. Como ele só tinha a mim para cuidar dele, com muita dedicação, fisioterapia e uma comidinha caseira, ele se recuperou plenamente. Entretanto, as cataratas prejudicaram muito sua visão e ele resolveu operá-las. Passou a enxergar muito bem, lia o jornal todas as manhãs, e após um tempo, resolvi mostrar para ele como jogar paciência no computador. Ele não só se interessou, como aprendeu, e com 93 anos passava horas jogando paciência… Aí o médico deu uma bronca, pois ele reclamava da vista cansada, e a culpa era do tempo todo usando a máquina… Infelizmente ele veio a falecer em 2008, e no mesmo ano ganhei uma cachorrinha yorkshire que passou a me fazer companhia e a me obrigar a passear com ela todos os dias, socializando muito na praia, onde conheci várias pessoas, na sua maioria, IDOSOS.

Nos nossos bate-papos descobri que poucos usavam o computador, a maioria por medo, ou por não saber usar, ou ainda por não ter pessoas mais jovens interessadas em ensiná-los. Lembrando de meu pai e suas horas gastas no computador, pensei que talvez fosse interessante criar um site voltado para a última infância, como prefiro chamar meus colegas da “terceira idade”. Além dessa ideia, um fato foi fundamental: tenho um amigo que já me enviou aproximadamente 3000 e-mails. Aí eu abria, via aqueles vídeos ou mensagens maravilhosas e pensava: deve haver uma maneira de divulgar isso para mais pessoas do que as que estão na minha lista de e-mails. Eu sempre o homenageio em publicações no site, já que sua contribuição é contínua e frequente… Com a ajuda de minha mulher, criamos o esqueleto do site, e o desenvolvemos para ter espaço para contar histórias, piadas, poesias, dança de salão, espaço PET, viagem e hospedagem, saúde e bem estar…

Pensei em criar algo que tirasse um pouco a solidão da última infância, inserindo o idoso ou a idosa num contexto digital para que se sintam incluídos e não excluídos como acabamos sendo, pelos mais jovens teclando seus celulares moderníssimos sem parar, ou utilizando seus tablets, sem sequer conversar à mesa como se fazia antigamente – se concentram em seu mundo digital e esquecem de todas as outras pessoas. Pensei que talvez eu pudesse replicar o que fiz com meu pai para mais pessoas. Esta é a finalidade do site: divertir, informar, proporcionar momentos prazerosos, entreter e divulgar conhecimento.

Preciso contar uma experiência única que vivi em Dezembro/2013: participei de uma formatura de um projeto voltado para a terceira idade, numa escola que está dando cursos de Informática, Inglês e Espanhol para esse público. Acho que foi a primeira vez na minha vida que vi na mesa diretora da formatura, pessoas que tinham a metade da idade dos formandos… Foi maravilhoso!!!

Planos para o futuro? Em junho vimos as manifestações dos jovens, que gritavam: “Vem pra rua”, mobilizando milhares e milhões nesta causa. Eu penso que não tenho mais idade para esse tipo de mobilização, mas posso fazer minha parte dizendo “Vem para a inclusão digital, vem abrir seus horizontes, vem conhecer novos mundos, novas ideias, novos aprendizados, VEM!!!”

fvl4Fotografia de Fundação Victório Lanza

 

Comentários
  1. Regina Alvares Duarte

    O que dizer?
    Eis a questão!!!!!!
    Só posso pensar em:
    PARABÉNS PELA INICIATIVA.
    abs

    Regina

  2. Lucia e Dirceu

    Gostaríamos muito de juntar-nos a vcs!

  3. Antonio Fernando Ribeiro

    Boa noite Guilherme.
    Foi muito bom conhecê-lo nesta manhã.
    Ficamos muito felizes. Passamos momentos alegres ouvindo suas piadas e experiências.
    Receba nossos parabéns.
    Fernando e Luélia
    (Fonte do sapo 09/01/2016 10:30).

    Estamos adorando o site.

    • Bom dia Fernando e Luélia!!! É um imenso prazer receber sua visita ao nosso site e seus comentários! Agora peço que você seja um Divertinauta, enviando suas artes para podermos compartilhar com os demais amigos! Já curtiu nossa página no Facebook? http://www.facebook.com/Divertidosos – Fiquei muito feliz com seus comentários! DIVIRTA-SE!!! #divertidosos

  4. Edimara F.Sarno

    Sou aluna da unibr licenciatura em pedagogia, gostei muito do seu site.

  5. Gabriela Guimarães

    Olá, Sr Guilherme, curso quinto semestre de Pedagogia, na Faculdade UniBr.
    Muito bacana seus projetos com a terceira idade.
    É admirável, parabéns!
    Visitarei o site com frequência e indicarei.

  6. Edimara F.Sarno

    Gostei muito do seu saite bem divertido e produtivo,vou indicar para meus colegas de trabalho.

  7. Mariana Diniz

    Olá sr Guilherme, sou aluna do curso de pedagogia da faculdade UNIBR e estou no quinto período. Adorei seu site! Muito divertido, cheio de noticias e reportagens gostosas de ler. Sem dúvidas virarei leitora assídua! Grande Beijo.

  8. Ana Paula Pereira Ribeiro

    Olá Senhor Guilherme,sou estudante da faculdade unibr, estou no 5°semestre de Pedagogia,gostaria de lhe dizer que adorei o seu site,adorei as suas matérias, videos ,piadas, games enfim adorei tudo.
    Continuarei sempre visitando o seu site muito interessante, parabéns . Um grande abraço.

  9. Parabéns pela iniciativa, dando autonomia aos idosos, tirando a dependência, motivando-os a continuar interagindo com o mundo moderno, mesmo com as mudanças que ocorrem todos dos dias.

  10. Patricia do Carmo

    Boa noite.
    Senhor Guilherme me chamo Patricia sou estudante de Pedagogia na Unibr em São Vicente.
    Adorei o seu site, pois abrange tudo; desde de qualidade de via, comportamento. Adorei a parte que se trata dos bichos de estimação. Sempre que puder com certeza irei navegar para saber o que o senhor anda produzindo e conhecendo para nos mostrar.

  11. Carolini Tavares

    Boa Noite.
    Sou aluna da faculdade Unibr, estudante de Pedagogia. Me chamo Carolini.
    Adorei o seu site pois ele é informativo, me interessei bastante sobre a sua história. Sobre as viagens, saúde e os animais. E por sempre manter novas informações virtuais!

  12. Vivian Stefany Honora

    O que dizer sobre esse projeto ? simplesmente amei a iniciativa e o desenvolvimento
    do projeto. Parabéns …

  13. Gabriele Lapa

    Boa noite ! gostaria de parabenizar pelo site , e pelo trabalho bem desenvolvido dando oportunidade para a ultima infância …

  14. Letícia Reis

    Boa Noite!
    Sou aluna da faculdade Unibr, estudante de Pedagogia 3º semestre. Gostaria de parabenizar o seu site e a sua iniciativa, muito bom..

  15. Erika R Pontes

    Boa noite ! Sou aluda de Pedagogia 3°semestre ,gostaria de parabenizar pelo site maravilhoso e pelo carinho por esse trabalho bem desenvolvido. Super Adorei e Amei!! #Parabéns

  16. Andréa Anastácio Fialho Miranda

    Sr. Guilherme, sou Andrea Anastácio, aluna do 3º semestre de Pedagogia da Unibr, achei o site do sr. muito interessante. Até o momento eu não havia conhecido um site voltado para distração da melhor idade, apenas os de jogos de cartas…rs.. Parabéns, o senhor com certeza alegra a vida de muitas pessoas…

  17. cintia cosin

    Boa noite Sr. Guilherme, sou estudante de pedagogia na faculdade Unibr, adorei seu site e parabéns pelo excelente trabalho.

  18. booa noite, guilherme sou aluna da unibr licenciatura em pedagogia, gostei muito do seu site,achei super interessante.. parabens pelo projeto com a terceira idade.

  19. Camila Maniçoba Rodrigues

    Parabéns Senhor Guilherme, o site é maravilhoso, foi uma excelente iniciativa..
    Adorei conhecer um pouco deste projeto.

    Sou estudante de pedagogia da Faculdade Unibr.

  20. Darlene de mello santos

    gostei muito Guilherme, adorei seu trabalho,estudo faculdade de pedagogia Unibr,

  21. Andressa Costa de Almeida Santos

    Parabéns pela iniciativa!
    É muito importante que no mundo exista pessoas como você, que se preocupem com o bem estar do próximo.

    Sou estudante de Pedagogia da Faculdade Unibr.

  22. Josefina santos

    Oi sou aluna da faculdade unibr…
    Gostaria de parabeniza-lo pelo site!!!!!

  23. Roseli do Carmo

    Boa noite Senhor Guilherme, sou aluna da UNIBR e curso pedagogia. Primeiro queria te dar os parabéns pela iniciativa, parabéns por dar a volta por cima de uma forma tão mágica. Continue alimentando esse espaço com suas experiências. Adorei!

  24. Thamiris Lopes

    Sr. Guilherme , sou a Thamiris, curso o 3° semestre de pedagogia na Unibr, achei seu site muito interessante para as pessoas que estão envolvidas na tecnologia na melhor idade, onde eles podem desfrutar de piadas, vídeos entre outros recursos.

  25. Maria Isabel do Nascimento Santana

    Boa noite senhor Guilherme, sou do curso de pedagogia da UNIBR, e adorei sua iniciativa, quantas pessoas precisam dessa ajuda, conheço várias pessoas em total exclusão digital que vivem triste sem poder se comunicar com amigos, vivem sem saber o que acontece no mundo, deixam de participar de vários eventos porque não sabiam, já que hoje todos se comunicam pela internet.
    Parabéns pela sua iniciativa eu tenho 58 anos e só agora consegui usar computador e fazer essa faculdade, e foi graças a um projeto igual ao seu, que hoje posso falar com meu filho que mora nos Estados Unidos.

    • Que bom, bem-vinda ao mundo digital, cara Maria Isabel, você entendeu perfeitamente a nossa ideia, queremos incentivar os idosos e idosas a essa inclusão digital pois pode trazer-lhes muitos benefícios. Acompanhe-nos! Divulgue nosso trabalho, e conheça/curta nossa página no Facebook: http://www.facebook.com/Divertidosos

  26. Caio Professor

    Excelente iniciativa sr Guilherme!

    Sou aluno de pedagogia e venho aprendendo a importância da inclusão digital. Sabemos que a “última infância” infelizmente é marcada, com uma certa exclusão da sociedade. Sendo assim acredito que esse projeto, além de ser um ótimo passatempo é um meio de inclusão digital e social.

    Caio Santana Professor – Pedagogia 3A

    • Divertidosos agradece e fica muito feliz com seus comentários, caro Caio! Acompanhe-nos, e curta nossa página no facebook: wwww.facebook.com/Divertidosos

Enviar um comentário