Saúde e Bem EstarDiversãoNotícias

Arquiteta e gerontóloga cria apartamento para reduzir acidentes domésticos para idosos

Por 10 de junho de 2018 Sem Comentários


Divertidosos acha muito importante encontrar iniciativas do gênero aqui, pois a preocupação com moradias voltadas especificamente para o público idoso é mais comum no exterior. Salvo raras exceções brasileiras, em condomínios criados para esse fim, as construtoras não tem o foco nesse público, que é o que mais cresce mundialmente. e, no Brasil, chegará à marca de 38 milhões de pessoas, em 2027 (não está tão longe assim…). Parabéns arquiteta Flávia Ranieri pela iniciativa, espero que essa atitude desperte muitos outros profissionais para oferecer-nos opções para envelhecermos com conforto e com prevenção a acidentes domésticos!  

#arquitetura #gerontologia #idoso #terceiraidade #melhoridade #divertidosos #empreendedoras013 #casacor2018 #aconteceemSP


Arquiteta se especializa em gerontologia e cria apartamento para reduzir acidentes domésticos dos idosos

Objetivo é diminuir cerca de 40% dos acontecimentos; Espaço está disponivel na CasaCor 2018 e interessados poderão vivenciar os principais obstáculos da velhice com roupa especial

Público que mais cresce no mundo e no Brasil

Segundo dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na última década, o número de pessoas acima dos 60 anos subiu cerca de 50%. Este percentual representa um aumento de mais de 8,5 milhões de pessoas nessa faixa etária. Em 2027, essa quantidade deve subir ainda mais e chegar a 38 milhões. A partir deste cenário, a arquiteta especialista em gerontologia e consultora de bem-estar para as pessoas idosas, Flávia Ranieri, criou a Somos Grou, que atrela qualidade de vida e longevidade pensando na velhice das pessoas.

De acordo com estudos de profissionais da USP (Universidade de São Paulo), construir moradias que estejam preparadas para receber e dar o conforto necessário aos idosos reduz cerca de 40% dos acidentes domésticos. Dados do Ministério da Saúde mostra que 70% dos acidentes envolvendo pessoas acima de 60 anos acontecem dentro de suas próprias residências.



“Um lugar que envelheça com a gente”

“Além de um crescimento da população dessa faixa etária, os números comprovam que a maioria esmagadora dos acidentes acontece dentro de casa. Portanto, assim como já é lei projetar casas e prédios pensando na adaptação do espaço para deficientes físicos, a proposta é ajudar na conscientização sobre construir moradias que tragam a melhor experiência em qualidade de vida para as pessoas idosas. Um lugar que envelheça com a gente”, explica a consultora e arquiteta.

Visita Guiada

Para apresentar as dificuldades do envelhecimento no dia a dia, a arquiteta planejou um apartamento aparentemente normal mas que é totalmente pensado para a experiência da pessoa idosa. Na visita guiada será possível vestir uma roupa que simula as limitações do idoso e experimentar o espaço. “O local nasceu para mostrar que os mais velhos também pode ter e prolongar sua independência e autonomia, justamente com a melhor preparação do lugar onde vive”, afirma.

O projeto além de promover a autonomia e independência do idoso, impacta nos familiares, já que o local é projetado com equipamentos de monitoramento prevenindo qualquer tipo de acidente. “Todos os acessórios são imperceptíveis pensados exclusivamente nos acidentes mais comuns”, explica Flávia.

O apartamento estará disponível para visitação na CasaCor 2018, a maior feira de arquitetura, design e interiores e paisagismo da América Latina, que vai acontecer nos dias 22 de maio a 29 de julho, no Jockey Club de São Paulo (Av. Lineu de Paula Machado- Cidade Jardim, São Paulo). Para fazer a visita guiada no espaço, marque seu horário por e-mail do contato@somosgrou.com.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.