Conte uma HistóriaDiversãoInclusão DigitalNotíciasViagem e HospedagemVídeos

Atualizando “A Região em Pauta – Terceira Idade” com vídeos, fotos e textos do Caderno Especial

Por 7 de julho de 2019 Sem Comentários


Caderno Especial

No Caderno Especial A Região em Pauta – Terceira Idade do Jornal A Tribuna de hoje, vocês podem encontrar muitas informações sobre o tema, incluindo os contatos e localização de espaços públicos de todas as cidades da região aonde é possível fazer atividades diversas e gratuitas. MEXA-SE! CUIDE-SE! APRENDA! ENSINE! SOCIALIZE! Usamos o jornal como fonte para enriquecer o conteúdo desta publicação. 

E nós estamos à disposição para a participação de todos e todas Divertinautas com contribuições de poesias, crônicas, piadas, vídeos, enfim tudo que for interessante para nossa turma – os 50+, 60+, 70+, 80+, 90+….E, claro, acompanhe nossas redes sociais para se inscrever nos nossos passeios. Nosso site se propõe a ajudar você a dar os primeiros passos na internet e redes sociais.

Acreditamos muito na Tecnologia + Socialização! DIVIRTA-SE! #aregiãoempauta #terceiraidade #jornalatribuna #grupotribuna #clubedochoro #sebraesp #maturijobs #geriatria #fisioterapia #ilpi #divertidosos #empreendedoras013 #empreendedoras55


Mórris Litvak – MaturiJobs

O fundador da MaturiJobs, uma plataforma on-line que faz a conexão entre quem tem mais de 50 anos e busca trabalho com as empresas, Mórris Litvak, falou sobre a importância da capacitação tecnológica para idosos que procuram trabalho. “Hoje é tudo mais fácil, intuitivo. As pessoas mais velhas precisam perder o medo, abraçar a tecnologia e entender que ela é uma aliada, não uma barreira. O problema está na cabeça”;

Os painéis tiveram a mediação da jornalista Ivani Cardoso.



Patrícia Ovalle – SEBRAE-SP

O SEBRAE-SP oferece grande ajuda aos idosos e idosas que pretendem EMPREENDER. Segundo Patrícia Ovalle, que é Consultora do SEBRAE-SP, “Idosos têm grande parte das características que a gente enxerga nos empreendedores de sucesso: busca de informação, rede de contatos, persuasão e qualidade no produto ou serviço que vai ofertar.” Então, se sua praia é Empreender, fale com o SEBRAE-SP, mas antes conheça a cartilha Empreender na Aposentadoria.

Eu já tinha comentado e postado em outra ocasião, que o SEBRAE-SP criou uma Cartilha, “Empreender na Aposentadoria”, procuramos a cartilha para vocês, que pode ser baixada no link a seguir.

Empreender na Aposentadoria – SEBRAE-SP



No início do segundo painel tivemos a grata surpresa de ouvir boa música na apresentação do Clube do Choro de Santos – eu estava rouca, mas resolvi cantar junto – perdão por desafinar…. 🙁 mas não resisti, foi muuuuito bom! Gratidão!


 


E as queridas Milena e Ana Paula (com seu pai, sr. Sérgio) estavam lá nos prestigiando. Gratidão! #empreendoras013 #empreendedoras55


Dr. Weldon José Rosa Lima – Geriatra

No segundo painel tivemos a apresentação do Dr. Weldon, apontando que manter o aprendizado é essencial para a saúde, e socializar ajuda na prevenção de doenças. Isso nos já sabíamos e praticamos há 6 anos! 🙂 🙂 Segundo o Dr. Weldon também é muito importante controlar doenças crônicas para prevenção do Alzheimer – “Um estudo americano para determinar o que seria preventivo para doença de Alzheimer concluiu que o controle da hipertensão é efetivamente um fator que pode prevenir”



Klever da Cruz Garcia Pessanha – Fisioterapeuta

Continuando o segundo painel, o Klever falou de sua atuação como Fisioterapeuta em Casas de Repouso, as Instituições de Longa Permanência de Idosos, onde procura fazer uma Fisioterapia em Grupo para que os idosos e idosas possam, além de se exercitar, o que é fundamental para a Terceira Idade, socializar. “Melhora muito a autestima deles. Eles têm aquele objetivo de esperar pelos dias de Fisioterapia, porque são exercícios num ambiente mais lúdico, o que faz bem ao idoso”, disse Klever.


Karim Barros, Enfermeira, dona de ILPI

Casas de Repouso também são locais de socialização – Há um preconceito muito grande em torno desses residenciais, e um processo de culpa dos familiares que deixarão seu idoso ou idosa nas ILPIs, e a esse respeito, Karim diz “A família é a base, estar próxima é fundamental, não tem como praticar o cuidado sem o apoio dos familiares. Mesmo com alguns laços que, às vezes, já chegam rompidos devido à vida pregressa. Mas estamos sempre trabalhando isso, até porque o familiar é responsável por providências a serem tomadas, como uma internação. ”

No seu residencial, o Barros Residência para Idosos, que fica no Bairro de Aparecida, Karim conta com os serviços do Klever para deixar os idosos em dia com a atividade física e Fisioterapia, contribuindo muito com a socialização, além de organizar festas e reuniões dos idosos com seus familiares. 


A história dos pirulitos, por Guilherme Gargantini – Momento Divertidosos

Por último, a “cereja do bolo”, um vídeo curtinho da palestra do Guilherme, palestra ou seria um stand-up comedy? 🙂 🙂 🙂 Uma pena mesmo eu não ter conseguido filmar até o fim….. Fica para a próxima! Gratidão por tudo, sempre! 


Momento Divertidosos no A Região em Pauta – Terceira Idade – terça 02/07/2019

 E para verem outros detalhes de nossa apresentação e as matérias de quarta-feira no site de A Tribuna, basta clicar nos links abaixo. 

A Região em Pauta – Terceira Idade – uma pincelada do que foi este ótimo evento! Gratidão!


Divertidosos na mídia – Site da Tribuna – Colunista Arminda Augusto – GRATIDÃO!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.