(*) Por Angélica Croccia para Divertidosos
É preciso fazer mudanças na minha dieta se tiver diabetes ou hipertensão?
Tanto o diabetes quanto a hipertensão se correlacionam com a dieta e merecem uma atenção especial. “A pressão alta pede atenção para a ingestão de sal (sódio) e o diabetes com as doses de açúcar na dieta. Por isso, maneirar no sal como tempero, em alimentos industrializados, enlatados, molhos e temperos prontos, queijos salgados (como gorgonzola, mussarela e parmesão), molho de soja, mel, doces no geral, carboidratos simples, alimentos de alto índice glicêmico e gorduras saturadas são os primeiros passos para manter as duas doenças na linha.”
Essas são as recomendações para um paciente que está com as condições controladas e não precisa de cuidados especiais para uma ou outra. No caso em que uma ou as duas enfermidades estão descompensadas, é necessário fazer um acompanhamento individualizado com um profissional, para melhor atender às necessidades daquele paciente especificamente.
Como tratar diabetes e hipertensão separadamente?
É importante que as duas doenças sejam mantidas sob controle ao mesmo tempo. O tratamento do diabetes e da hipertensão inclui reeducação alimentar, manutenção do peso adequado, prática regular de exercícios físicos e, se necessário, uso de medicamentos. Por se tratarem de doenças crônicas, não se pode abandonar o acompanhamento de uma em detrimento da outra, é um processo conjunto e contínuo, para a vida toda.
O descontrole de qualquer uma dessas doenças, mesmo que isoladamente, aumenta o risco de doenças cardiovasculares (infarto, angina, insuficiência cardíaca), e quando associadas, as chances aumentam ainda mais.
Como o controle dessas duas doenças está ligado à boa alimentação, recomendamos consultar um nutricionista para se alimentar corretamente, sem cometer deslizes.
Uma pessoa com diabetes tem mais chances de desenvolver hipertensão?
Sim. Existem alguns fatores de risco em comum entre diabetes do tipo 2 e a hipertensão arterial, como obesidade, sedentarismo e má alimentação. Além disso, o paciente com diabetes tem uma maior propensão a desenvolver problemas renais, e isso compromete a eliminação de substâncias pela urina, como o sal e a água. O aumento de sal e água na circulação está relacionado com o aumento da pressão arterial, levando à hipertensão.
Outro problema recorrente em pacientes com diabetes é a oxidação dos vasos sanguíneos com mais rapidez do que o normal, devido ao excesso de açúcar no sangue. A oxidação dos vasos é o primeiro degrau para essa artéria começar a se entupir com gorduras e colesterol ruim, aumentando a pressão arterial e trazendo outros riscos, como infarto e AVC.
Mas o contrário também pode acontecer, ou seja, a hipertensão pode ser um fator de risco importante para o surgimento de diabetes tipo 2, justamente porque as causas de ambas as doenças são intimamente relacionadas, e aquilo que levou ao surgimento da pressão alta pode ocasionar o diabetes. Inclusive, o Ministério da Saúde aponta a hipertensão como fator de risco para o diabetes e vice-versa. Portanto, se você possui uma dessas complicações, é importante ficar atento para a incidência da outra.
Essas doenças são mais comuns na melhor idade, e podem piorar com a alimentação inadequada. Fique sempre de olho nas Dicas da Nutri para aprender a se alimentar corretamente e diminuir os riscos de complicação dessas doenças!