É um fato: todos um dia irão chegar à terceira idade. E para chegarmos nela com força total, alguns cuidados com a alimentação durante a vida são fundamentais para se chegar a esta nova fase com muita saúde, disposição e, acima de tudo, com muita qualidade de vida. A alimentação para idosos deve primeiramente se adequar as condições orgânicas de cada pessoa. Além disso, deve ser rica em vitaminas, minerais, fibras entre outros que são alimentos vitais para o corpo.
O primeiro passo é distribuir 6 refeições diárias, sendo as 3 primeiras o café da manhã, almoço e jantar. No meio destas é preciso intercalar mais três refeições leves e de pequena quantidade para suplementar.
O segundo passo é evitar o sal e o açúcar em excesso nas refeições, além de se empenhar em mudar os hábitos como passar a mastigar mais devagar e cortar os alimentos em pequenos pedaços para que a digestão seja mais rápida e fácil.
Para que a vida seja tranquila nesta fase é importante que os idosos tenham uma alimentação equilibrada e saudável, por isso o mesmo deve se basear em uma refeição rica em fibras, proteína, ômega 3, carboidratos, vitaminas e muito mais. (Por Angélica Croccia – Nutricionista)