NotíciasSaúde e Bem Estar

Dicas de alimentação- CUIDE-SE!

Por 14 de outubro de 2016 Sem Comentários

Screen Shot 2015-08-11 at 15.01.13


Doenças relacionadas à alimentação aumentam com o avanço da idade. Ter bons hábitos alimentares é importante em qualquer fase da vida, entretanto, na terceira idade essa preocupação deve ser ainda maior.


image001-7


Eles já passaram de seus 60 anos. Grande parte das pessoas intitula essa etapa da vida como “terceira idade”, porém o nome mais nobre que já deram para essa fase é “melhor idade”. Afinal, a expectativa é que o Brasil, em poucas décadas, se torne um dos países com o maior número de idosos do mundo. De acordo com o último censo realizado pelo IBGE, em 2010, a estimativa é que até 2060 a quantidade de idosos quadruplique. Com certeza essa é uma indicação de que a saúde tornou-se um tema cada vez mais importante no cotidiano das pessoas. As mudanças que o corpo experimenta na terceira idade são naturais do processo de envelhecimento e vem acompanhadas por diversas alterações hormonais e de metabolismo.

De acordo com a nutricionista do Lar dos Velhinhos, Vanessa Thomé, muitas das pessoas que chegam a essa fase da vida sofrem de Diabetes e Hipertensão. “Existem algumas mudanças no hábito alimentar que ajudam a evitar esses problemas de saúde, entre eles: diminuir a quantidade de frituras, alimentos gordurosos, doces em excesso e refrigerantes”, ressalta. Diversificar a alimentação também é importante para preservar o corpo forte e saudável, por esse motivo “a alimentação do idoso deve possuir alimentos integrais, frutas, carnes, leite e derivados, ovos e carnes magra”, explica Vanessa. Esses alimentos além de nutrirem o corpo auxiliam na prevenção de doenças, em especial as cardiovasculares, e contribuem contra doenças degenerativas de maior ocorrência na mortalidade dos idosos.
Há uma relação coerente entre o estilo de vida adotado ao longo dos anos e a alimentação, dessa maneira, se o idoso mantiver hábitos saudáveis, com certeza irá envelhecer com qualidade de vida.

Anote outras dicas valiosas destacadas pela nutricionista Vanessa Thomé:
1 – Faça três refeições grandes ao dia (café da manhã, almoço e jantar) e dois lanches pequenos (café da tarde e ceia);
2 – Inclua frutas, legumes e verduras em suas refeições;
3 – Beba água mesmo sem sentir sede. No mínimo 2 litros ao dia;
4 – Evite refrigerantes, sucos industrializados, macarrão instantâneo, bolachas recheadas, embutidos, frituras e temperos prontos;
5 – Pratique atividades físicas regularmente;
6 – Opte por carnes magras e frango sem a pele;
7 – Mastigue bem os alimentos. Coma devagar;
8 – Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural;
9 – Coma feijão e arroz todos os dias;
10 – Utilize pouca quantidade de óleo, gordura, açúcar e sal ao preparar suas refeições; CUIDE-SE!!! 

Contribuição de Gargantini Comunicação – Suzana Pierobon 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.