Os idosos e idosas representam hoje 14% da população brasileira. Mas esse número vai dobrar até 2050.
A população idosa no Brasil é a que mais está crescendo, e estima-se que seremos cerca de 66,5 milhões de pessoas em 2050, ou seja, 30% da população.
Muitas dessas pessoas, com uma expectativa de vida que só aumenta, sentem a necessidade de “sair da solidão”. Filhos morando longe, netos que só visitam os avós de vez em quando, o trabalho que cessou pela aposentadoria… tudo isso vai criando uma necessidade urgente de aprendizado da tecnologia. Seja o acesso à internet, ao smartphone ou a redes sociais, a utilização da tecnologia para essa turma é prioridade número 1.
E não há restrição de idade para aprender. Pessoas acima dos 70, dos 80, ou até dos 90 anos tem vontade de conhecer o mundo no conforto de sua poltrona, ou de se conectar a amigos da adolescência, por exemplo, para reviver os “velhos tempos”.
Benefícios
Os benefícios da inclusão digital para a saúde mental de idosos e idosas são relevantes. Através do uso da tecnologia, desenvolvem a coordenação motora, aumentam significativamente as conexões cerebrais, literalmente exercitam o cérebro. Já conhecemos a célebre frase “Mens sana in corpore sano”, ou seja, Mente sã em corpo são. Saúde completa!
E como aprender a usar a Tecnologia?
Há várias formas. Existem universidades que tem o curso de especialização denominado “Universidade da Terceira Idade”, onde ministram aulas de variados temas, incluindo Informática.
Aqui em Santos, na Costa da Mata Atlântica, temos a Unisantos, a Unifesp e a FATEC Rubens Lara que tem o Projeto Nova Era Melhor Idade, que faz um lindo trabalho de inclusão digital. Há outras opções, como o Vovônauta, a Fundação Settaport… Em São Paulo, a USP, em Campinas, a UNICAMP. Contribuem de forma efetiva para o desenvolvimento de habilidades tecnológicas e nós, do Divertidosos, aplaudimos essas iniciativas de inclusão digital.
Vídeos com microaulas – fizemos a nossa parte!
O Divertidoso Guilherme Gargantini, que está com 78 anos de idade, resolveu dar um incentivo aos idosos e idosas no sentido de aprender a utilizar a tecnologia através de microaulas no nosso site. Acreditamos que o fato de ter essas microaulas disponíveis no nosso canal do Youtube e no site, facilita muito o acesso, uma vez que você pode assistir no horário que quiser, e sem precisar se deslocar…Aprenda de acordo com sua disponibilidade!
Vamos replicar abaixo as publicações que já fizemos, abordando temas como: Aprenda a Navegar na Internet, Utilizar Redes Sociais, Baixar aplicativos, Usar o celular (dicas básicas). Basta clicar em cada um dos links e assistir aos vídeos. Queremos saber sua opinião a respeito desses vídeos. Comentem, é muito importante conhecer suas necessidades digitais para, quem sabe, conseguir atendê-las?
Também acrescentaremos um vídeo de uma empresa de pagamentos online que ensinou idosos a fazerem compras seguras pela internet… E um vídeo do programa Sou 60, que mostra um senhor de 93 anos que fica pelo menos 6 horas por dia no computador…
A Inclusão Digital para a Terceira Idade, ou “Última Infância”, como preferimos chamá-la, chegou para ficar. O que você está esperando? Conecte-se!!!! #inclusãodigital #terceiraidade #idosos #tecnologia #empreendedoras013 #santos #013 #empreeendedoras55
Você sabe navegar e interagir no Facebook? Guilherme ensina!
Você já aprendeu a baixar um aplicativo no celular? Guilherme ensina!
EM 2019 participamos de um lindo projeto da Telefônica Brasil / VIVO, que foi o Digital Wellness: Assista ao vídeo e faça suas considerações. Nunca é tarde para aprender! E estar conectado faz um baita bem para sua saúde! 🙂
Clique de Natal – Mundipagg
Idosos conectados – Sou 60
[…] Inclusão Digital para Idosos(as). Você sabe se conectar? […]