Empreendimentos para idosos e adaptações em condomínios para esse público
Divertidosos inicia esta publicação perguntando: “- Como é sua moradia, caro(a) Divertinauta”?
1) Você mora em uma casa ou apartamento?
2) Você mora sozinho(a) ou com mais alguém?
2) Você mora em um Condomínio/República/Instituição para idosos? Onde fica?
3) Qual é a estrutura de acessibilidade* de sua moradia?
* “Acessibilidade é a qualidade do que é acessível, ou seja, é aquilo que é atingível, que tem acesso fácil. É um substantivo feminino que está relacionado àquilo que tem facilidade de aproximação, no trato e na aquisição. A acessibilidade é uma preocupação constante da arquitetura e urbanismo nas últimas décadas, e está diretamente ligada ao fornecimento de condições às pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, para a utilização com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços públicos ou coletivos. O direito à acessibilidade vem promovendo através de órgãos públicos ou privados, diversas mudanças nas condições de acesso a esses espaços, com a construção de rampas, com a adaptação dos equipamentos, do mobiliário, do transporte coletivo e dos sistemas e meios de comunicação e informação, permitindo aos portadores de deficiência uma maior aproximação aos serviços prestados à coletividade.” (fonte: www.significados.com.br/acessibilidade/)
A número 1
Santos foi eleita recentemente como “A cidade número 1 na melhor idade” – conforme reportagem do “Estadão” de Luiz Alexandre Souza Ventura, e também publicamos a respeito desse ranking. Dê um clique nos links abaixo, e veja as matérias na íntegra.
Santos, a cidade nº 1 na melhor idade
Santos é a melhor cidade para viver após os 60 anos
Condomínios Residenciais
Embora Santos esteja tão bem no ranking, há uma demanda para “ampliar as opções de condomínios residenciais para idosos”, de acordo com Antonio Leitão, gerente do Instituto de Longevidade Mongeral Aegon. Já havíamos publicado uma matéria com esse tema, há algum tempo. Este assunto muito nos interessa. Acreditamos no grande potencial de Santos para atender às necessidades dessa população, e não estamos falando apenas do interesse dos já idosos, mas também de pessoas, como eu, Monika, que ainda estou caminhando para a “Melhor Idade”, e pensando fortemente em me preparar para quando “chegar lá”, poder usufruir de boas alternativas para morar, escapando da solidão que acomete tantas idosas e idosos. Afinal, a socialização é importantíssima nesta fase da vida, bem como o acesso a facilidades de infraestrutura, de acessibilidade, nutrição, atividades físicas, inclusão digital, enfim, tudo que proporcione mais qualidade de vida e bem estar.
Acompanhe nossa publicação sobre Condomínios com consciência gerontológica dando um clique no link abaixo:
Condomínios com consciência gerontológica (Tecnisa)
Adaptação nos empreendimentos
Existem Condomínios no Brasil que, embora não tenham sido projetados especificamente para idosos, devido ao crescimento vertiginoso desta população, estão se adaptando para atender às demandas deste público. Há também os casos de condomínios criados exclusivamente para atender idosas e idosos pelo Brasil, inclusive opções para moradores de baixa renda, atendendo plenamente às suas expectativas e necessidades.
Você pode conferir essas informações no link abaixo, em mais uma matéria do “Estadão”, de autoria de Caroline Monteiro.
Edifícios adotam soluções para seus idosos
Provocação:
Faço aqui uma provocação: Quais são as opções de moradias especialmente desenhadas e desenvolvidas para idosas e idosos em Santos? Divertidosos gostaria muito de debater esse tema… – Quem se habilita?
Observação final: Caso você queira responder às perguntas iniciais, escreva para divertidosos@gmail.com ou nos comentários desta publicação. Divertidosos agradece!
[…] Moradias especialmente criadas para idosos(as) – Você mora em uma? […]