Saúde e Bem EstarConte uma HistóriaVídeosNotícias

O que é envelhecer bem? Comente a opinião da querida Ozeni Lima

Por 4 de março de 2019 Sem Comentários


Qual a sua opinião sobre O que é Envelhecer Bem, caro e cara Divertinauta? Nossa querida Ozeni Lima publicou um artigo a respeito, e também fez um vídeo para seu canal do Youtube. Comente, divulgue, compartilhe! E aproveite para deixar seu depoimento sobre nosso site, na leitura desta publicação, do seu lado direito há um campo especialmente criado para isso. Aguardamos sua manifestação…. 


“Não queremos envelhecer por vários motivos: ser velho para esta sociedade obsessiva pela juventude é ser excluído, abandonado e desqualificado. Infelizmente, na cultura ocidental os mais velhos não são privilegiados. Ser velho, no mundo ocidental é pejorativo. A indústria dos cosméticos e da saúde física movimentam milhões por conta da falta de consciência que as pessoas têm em relação à idade e ao tempo que traz a velhice por tabela.

Todo mundo quer viver muito, mas, de preferência, sem envelhecer. Esta dificuldade está embutida em nossa cultura até os nossos fios de cabelos, descoloridos pelo tempo. A perda da pigmentação capilar é tão certa quanto a velhice que tanto tememos. A opção de tingir os cabelos brancos talvez esteja no fato de sentir que eles entregam a idade de quem os carrega. Isto pode significar perda de credibilidade no meio social. A sociedade é composta por seres humanos equivocados, massificados, por acreditarem que a velhice é sinal de falta de vigor físico, de memória boa e agilidade que provoca incompetência.

A dificuldade de aceitarmos que envelhecemos fica mais evidente quando encontramos nossos amigos de infância ou de faculdade. Ao nos espantarmos com a mudança de suas silhuetas, agimos com imaturidade, como se a velhice chegasse para os outros e não para nós. O problema é que nossa visão sobre nós mesmos é míope por total conveniência. Às vezes, vejo mulheres de 50 anos com roupas adequadas para jovens de 20 anos e não se tocam! Estão, o tempo todo, tentando esconder a idade, porém, é bom lembrar que as mãos e o pescoço entregam a idade de qualquer mulher.

Muitos acabam entregando sua idade com palavras ultrapassadas como: “isso é um colosso” – Outros, tentam enganar-se falando as gírias que os jovens falam. Não há nada mais deprimente do que uma pessoa passada dos cinquenta, falando gírias e com a mesma entonação que os jovens usam para falar com os seus colegas. Negar os cabelos brancos por acreditar que vai melhorar a aparência, é válido, faz parte de um bem-estar que promove a autoestima, mas falar o linguajar dos jovens, o dialeto dos cabeças pintadas, acreditando que será aceito pelo mundo, é uma piada sem proporção. Isto é perder a noção de si mesmo, é morrer para a vida adulta, rica de opções no que se refere ao conhecimento e a transmissão deste, com sabedoria, adequada aos que carregam seus cabelos brancos. Ter medo de perder a juventude é o mesmo que ter medo de morrer! Ambos são processos naturais e necessários. Toda mudança deve ser aceita sem medo, deve ser bem-vinda. O novo é o tônico que nos confere a alegria do saber, do conhecimento que se eterniza com o ser.

Quando é que o mundo ocidental vai amadurecer sua consciência em relação aos valores orientais? Nossa falta de maturidade espiritual, de investimento em sabedoria, que vem com os anos, e não com conceitos de beleza plastificada, forçada às custas de bisturis, muitas vezes clandestinos, já matou muita gente.

Vamos fazer uma campanha com o objetivo de valorizarmos nossos idosos? Aposto que poucos levantarão esta bandeira. Idoso no mundo ocidental é sinal de incômodo, de improdutividade, mas, não se preocupe. Um dia, se tudo correr bem, você vai envelhecer. Se isso não acontecer é porque você pode ter escolhido morrer antes do tempo.

Envelhecer deveria ser uma conquista com valor de sabedoria. O idoso, no mundo inteiro, deveria ser respeitado e venerado por todos, mas até que isso aconteça, muitos morrerão antes do tempo por medo de olhar para dentro de si mesmo.”


Aqui o link da matéria: http://ozenilima.com.br/blog/artigos/o-que-e-envelhecer-bem/?fbclid=IwAR0Cf7OnJ86jmVdkiyqgSGdC2Sa3ZnpUojNbvPk1VWJgQcX_d8XMyFhjVts


E a Ozeni tem um canal no Youtube que se chama Personal Spirit: Assista a este e mais vídeos de seu interesse.


O QUE É ENVELHECER BEM?

 

 

 

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.