Passos que ajudarão o idoso a ter hábitos muito mais saudáveis e melhor qualidade de vida.
- Reduza o consumo de álcool e refrigerantes. Evite o consumo diário – A melhor bebida é a ÁGUA.
- Aprecie sua refeição, coma devagar. Faça refeições em um ponto de encontro com a família. Não se alimente assistindo TV.
- Mantenha seu peso dentro dos limites considerados saudáveis – IMC = O índice de Massa Corpórea mostra se seu peso está adequado para a altura. É calculado dividindo o Peso, em Kg, pela altura, em metros, elevado ao quadrado. Ex: Peso ² / Altura ²
- Seja ativo. Acumule 30 minutos de atividades física todos os dias. Caminhe pelo seu bairro. Suba escadas. Não passe muitas horas assistindo TV.
- Reduza o consumo de sal. O sal da cozinha é a maior fonte de sódio na alimentação. O sódio é essencial para o funcionamento do nosso corpo, mas o excesso pode elevar a pressão do sangue, o que chamamos de Hipertensão. As crianças e adultos não precisam mais do que uma pitada de sal por dia. Siga essa dicas: não coloque o saleiro na mesa, assim você evitar colocar mais sal na comida pronta. Evite temperos prontos, alimentos enlatados, carnes salgadas e embutidos como mortadela, presunto, linguiça, etc.
- Faça pelo menos 3 refeições e 1 lanche por dia. Não pule refeições: Para lanche e sobremesas prefira frutas. Fazendo todas as refeições, você evita que o estômago fique vazio por muito tempo, diminuindo o risco de ter gastrite e de exagerar na quantidade na hora que for comer. Evite “ beliscar”, isso ajudará a manter o peso.
- Reduza o consumo de doces, bolos, biscoitos e outros alimentos ricos em açúcar para no máximo duas vezes por semana.
- Aumente e varie o consumo de frutas, verduras e Legumes. Coma-os 5 vezes por dia. As frutas, verduras e legumes são ricas em vitaminas, minerais e fibras. Coma pelo menos 4 colheres de vegetais (verduras e legumes ) 2 vezes por dia. Coloque os vegetais no prato do almoço e do jantar. Comece com 1 fatia ou 1 frutas de café de manha e acrescente mais 1 de lanche da manha e tarde.
- Coma feijão 1 vez por dia e 4 vezes por semana: O feijão é um alimento rico em ferro. Na hora das refeições, coloque 1 concha de feijão no seu prato, assim você estará evitando a Anemia.
- Reduza o consumo de alimentos gordurosos, como carne com gordura aparente, salsicha, mortadela, frituras e salgadinhos. Retire antes do cozimento a pele do frango, a gordura visível da carne e o couro do peixe. Apesar do óleo vegetal ser uma gordura mais saudável, tudo em excesso faz mal! O ideal é não usar 1 lata de óleo por mês para uma família de 4 pessoas.
- Prefira alimentos cozidos ou assados e evite cozinhar com margarina, gordura vegetal ou manteiga.