Notícias

ECONOMIZAR: A mais difícil das tarefas do dia-a-dia

Por 7 de agosto de 2015 Sem Comentários

Administrar sua vida financeira significa gastar o que é permitido, dentro dos limites do que se ganha. O planejamento financeiro é fundamental para organizar a vida pessoal, para se realizar sonhos, para se conquistar equilíbrio físico e mental. As chances de comprar um imóvel, um carro, fazer uma viagem, decorar a casa, planejar o futuro profissional, etc dependem de como estamos nos organizando para atingir esses objetivos. As economias vão depender de muita disciplina e controle de todos os gastos.

  • O primeiro passo e talvez o mais difícil, é ter consciência de sua renda real, sem falsas expectativas de aumentos de salários ou rendas extras. Lembre-se: “Papai Noel” não atende solicitações após os dez anos de idade, ganhar na loteria é apenas um golpe de sorte, e ninguém, absolutamente ninguém, tem obrigação de cobrir suas despesas extras todos os meses.
  • Tudo que já fizemos na vida serve como base de análise para futuras correções de rota. Elaborar o orçamento considerando experiências e vivências, e alinhar os objetivos pessoais aos da família (esposas, filhos, etc) é o segundo passo importante. Para que o orçamento possa funcionar, considere os desejos e objetivos de todas as pessoas da família.
  • Planeje muito bem seu orçamento. Veja quais são os gastos necessários e o quanto poderá ser gasto. Estabeleça regras e defina quais são as prioridades, dando destaque ao que é mais importante, colocando outras necessidades mais para frente. Para que comprar em dezembro – época de festas- aquela linda TV de LCD e passar os próximos seis meses sem poder ir comer uma pizza em família?
  • Evite furos, juros de cheque especial, gastos abusivos em cartões de crèdito ou retiradas de aplicações que podem gerar perdas.
  • Faça um planejamento realista. Não pense que a redução poderá ser radical. Você deve contar com possíveis manutenções em sua casa, trocas ou consertos de eletrodomésticos, etc, ou seja eventualidades. Todos os gastos deverão passar por uma analise criteriosa. Não elimine simplesmente. Pense se a eliminação de um item em seu orçamento poderá comprometer outros objetivos.
  • A vida tem imprevistos. Sempre que houver alguma mudança, avalie o impacto e procure reprogramar-se. Isso é comum em qualquer plano e não quer dizer que tudo se pretende não vai ser realizado.

Fazer um controle das despesas, não significa que a família terá que passar necessidades, ou ficar “apertada”. O planejamento financeiro possibilitará economias que facilitarào a aquisição de bens ou serviços importantes para todos. Você terá que ser disciplinado e resistente aos apelos familiares e do comércio. No próximo verão, aquela tão sonhada viagem vai fazer valer a pena!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.